A segunda Oficina Educativa sobre Tuberculose acontece na quinta-feira (19/07), às 13h30, na Associação de Moradores do bairro Phoc II, na sede de Camaçari.
Realizada com o apoio da Prefeitura, a iniciativa é promovida por estudantes do curso de extensão de Combate a Tuberculose da UFBA.
A ação visa informar a comunidade sobre as formas de contágio, sintomas, tratamento e procedimentos necessários para a redução do índice de infecção da doença. Na ocasião, também serão distribuídos material informativo sobre a importância do diagnóstico precoce e a realização de todo o tratamento contra a tuberculose. A terceira e última oficina no bairro acontece no dia 24 de julho.
De acordo com a estudante do curso de extensão da UFBA e agente comunitária de Saúde do Município, Gilmara de Santana, o Grupo de Trabalho para o Controle da Tuberculose de Camaçari pretende estender a ação para outros bairros da cidade.
A oficina conta com o apoio do Instituto de Saúde Coletiva que, juntamente com a UFBA, desenvolveu a pesquisa sobre Estratégias de Informação, Comunicação & Saúde. Metodologia de comunicação no controle da tuberculose.
Através da Sesau (Secretaria Municipal da Saúde), a Prefeitura oferece atendimento às pessoas com tuberculose em todas as USFs (Unidade de Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Família) do Município.

Tuberculose é tratada em todos os postos de saúde -