Tuberculose é tema de atividades

Iwwa Agência
Publicado 22/03/2011 09:03:57

A Sesau (Secretaria da Saúde de Camaçari), através do Departamento de Atenção Básica do Município, promove, de 23 a 30 de março, diversas atividades em alusão ao Dia Mundial de Controle à Tuberculose, comemorado no dia 24 deste mês.

Na quarta-feira (23/03), o programa de Controle da Tuberculose realiza, das 9h às 14h, uma mini-feira de saúde na praça Desembargador Montenegro.

O objetivo é informar a população sobre causas e conseqüências da doença, além de promover integração entre os profissionais envolvidos no controle da tuberculose no Município. O evento é direcionado para Agentes Comunitários de Saúde, estudantes, parceiros do programa de Controle da Tuberculose e a comunidade.

Pessoas com suspeita de estar com tuberculose serão encaminhadas para atendimento na rede de saúde do Município. Durante o evento, profissionais da rede de saúde tirarão dúvidas sobre AIDS e realizarão exames de pressão arterial e glicemia.

A mini-feira ainda terá apresentações artístico-culturais, como roda de capoeira, samba de roda, shows musicais, além de atividades lúdicas e educativas.

DIA D

No dia “D”, 24 de março, a Secretária da Saúde de Camaçari realiza uma mobilização contra a tuberculose na praça da Piedade, em Salvador. O evento acontece das 8h às 17h. Participam também da programação entidades de saúde de Salvador e Lauro de Freitas. Na ocasião, será realizada apresentações de peça teatral, shows musicais, vídeos, além de distribuição de material educativo, com o apoio do Programa de Controle da Tuberculose da SESAB (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia).

No decorrer da semana acontece nas salas de espera de todas as UBS (Unidades Básica de Saúde) e USF (Unidade de Saúde da Família) do Município, informações sobre a tuberculose, palestras em comunidades, nas associações de bairros e nas casas de dependentes químicos.

Segundo a coordenadora do programa de Controle da Tuberculose no Município, a enfermeira Ana Iara Santana, a Sesau investe muito no controle e prevenção da doença, porem é necessário conscientizar as pessoas sobre a importância da participação da sociedade na eficácia dos resultados e ressalta que “a falta de informação ainda é um dos maiores obstáculos no controle da doença”, finaliza.

TRATAMENTO

A rede de saúde do Município tem dois tipos de acompanhamento para pessoas com tuberculose. Através da Atenção Básica, com atendimento ao paciente nos postos de saúde ou na comunidade, e através de monitoramento epidemiológico, notificando as ocorrências e verificando as causas.

A Sesau distribui gratuitamente os medicamentos para tratamento da doença, além de realizar a doação de uma cesta básica mensal para os pacientes. O Município oferece ainda tratamento para a doença em todas as UBS (Unidades Básica de Saúde) e USF (Unidade de Saúde da Família) do Município.

Os casos de maior gravidade são encaminhados para a Policlínica do Centro e para o Centro de Referência de Especialidades em Saúde (CRES), ambos na sede do Município.

Foto: Arquivo

Sesau realiza evento na Desembargador Montenegro -

Mais Notícias

Secult se reúne com agentes culturais em visita à Lagoa da Paz

Secult se reúne com agentes culturais em visita à Lagoa da Paz

Observatório de Dados é lançado pela Secult

Observatório de Dados é lançado pela Secult

Gestoras se reúnem para dialogar sobre o Horto Florestal

Gestoras se reúnem para dialogar sobre o Horto Florestal

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.