Tributarista não crê que reforma passe este ano

Iwwa Agência
Publicado 10/02/2009 01:02:02

Em entrevista concedida em Brasília, durante a posse do prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, na presidência da Anamup (Associação Nacional dos Municípios Produtores), o vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito, também empossado como diretor da entidade, disse que o projeto de reforma tributária não passa no Congresso Nacional este ano.

Ele explicou que a grande dificuldade é o ponto em que o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) passa a ser calculado no destino em vez da origem. Quer dizer, ao invés de favorecer o município onde ocorre a produção se beneficia o centro onde acontece o consumo.

Na opinião de Edvaldo Brito, tributarista renomado nacionalmente, os municípios produtores, ricos e com grande poder de pressão, como é o caso de São Paulo, vão usar de todos os recursos disponíveis para impedir que o projeto seja aprovado. “Foi justamente a mudança do ICMS da origem para o destino que impossibilitou a aprovação da matéria, ano passado, no Congresso Nacional”.

Edvaldo Brito entende “ser imprescindível se chegar a um meio termo”, para a reforma tributária ser aprovada. Outro ponto que o tributarista considera “muito polêmico” são as contribuições, como cofins, Pis-Pasep entre outras.

Foto: Divulgação

Edvaldo Brito é vice-prefeito de Salvador, Bahia -

Mais Notícias

Seduc presta contas do 1º Quadrimestre de 2022 em audiência pública

Seduc presta contas do 1º Quadrimestre de 2022 em audiência pública

Encerramento da exposição

Encerramento da exposição "Mulheres - histórias cotidianas" homenag...

Sedur lança novo programa de educação ambiental em Arembepe

Sedur lança novo programa de educação ambiental em Arembepe

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us