Trem Transbaião passa por Camaçari em viagem inaugural do projeto

Iwwa Agência
Publicado 14/06/2011 04:06:34

O prefeito Luiz Caetano e os secretários municipais recepcionaram, na estação ferroviária do Município, os passageiros do trem Transbaião – A Cultura Viaja Aqui, que realizou nesta terça-feira (14/06), a viagem da cidade de Simões Filho até Camaçari.

Caetano parabenizou a iniciativa e declarou que o trem de passageiros é uma alternativa viável de transporte de massa, pois além de ser mais barato e rápido é  ecologicamente correto”.

O secretário de Relações Institucionais do Município, Ademar Lopes, também acompanhou o primeiro roteiro do Transbaião e considerou a iniciativa fenomenal, pois “ao associar a viagem de trem com o forró, o projeto resgata a cultura nordestina”, disse.   

Idealizado pelo deputado federal Luiz Argolo (PP), o Transbaião é um trem turístico cultural que vai percorrer 13 cidades do recôncavo baiano com muita música e histórias sobre os municípios. No próximo dia 17, o projeto irá percorrer a distância entre o município de Catu e Alagoinhas. Em seguida, no dia 25, o Transbaião irá da cidade de Conceição da Feira até Cachoeira, e no dia 26, o trem segue de Alagoinhas até Entre Rios. 

Segundo o deputado Luiz Argôlo, além de homenagear o centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, o projeto visa fazer um estudo para criar um modelo de transporte de passageiros para a Bahia. “Camaçari foi escolhida para realizar a abertura deste projeto por ser a cidade mais importante da Região Metropolitana”, disse.

Também participaram da recepção do Transbaião os secretários de Governo, Francisco Franco, da Habitação, Djalma Machado, do Desenvolvimento Econômico, Hélio Côrtes, da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, da Administração, Ademar Delgado, da Cultura, Vital Vasconcelos, além do subsecretário de Governo, Ivanildo Antônio, o coordenador da Defesa Civil do Município, Maurício Bomfim, o superintendente do Trânsito e Transportes, Anderson Santos, e o coordenador de Eventos da Prefeitura, Bira Chinelle.   

A viagem inaugural foi acompanhada pelos secretários de Relações Institucionais, Ademar Lopes, do Desenvolvimento Turismo, Waldy Freitas, pela deputada estadual Luiza Maia (PT), além do diretor-presidente da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), Marcelo Spinelli, o coordenador de relações institucionais da FCA, José Osvaldo, empresários, artistas e a comunidade.

Slideshow | 5 fotos

Trem Transbaião passa por Camaçari em viagem inaugural do projeto

Mais Notícias

Tiro de Guerra de Camaçari forma 37 atiradores

Tiro de Guerra de Camaçari forma 37 atiradores

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de dezembro de 2021

Programação diversificada anima Agenda Cultural

Programação diversificada anima Agenda Cultural

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.