Camaçari serve de base para o treinamento da tropa da 6ª Região Militar do Exército pela quarta vez. Denominado Operação Sertão, o excercício reúne 200 militares no Polo Industrial do Município até o dia 03 de agosto para adestramento em situações de garantia da lei e da ordem.
Além do Município, a iniciativa ocorre simultaneamente nas cidades de Pojuca, Araçás e Catu. No total, 650 militares participam de patrulhas, simulações, abordagens de transeuntes e veículos, além de atividades de garantia de votação e apuração, estas últimas realizadas apenas em Pojuca.
Parte do Programa de Instruções do Exército, a Operação Sertão é coordenada pelo comando da 6ª Região Militar do Exército, com sede em Salvador. A ação envolve ainda tropas dos quartéis subordinados da região de Feira de Santana, Aracaju, Paulo Afonso, além de outras organizações militares de Salvador.
Durante a operação, a estrutura do comando foi deslocada para a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras (Fafen-BA), no Polo Industrial de Camaçari.
As ações são realizadas com o apoio da CIPE/PI (Companhia Independente de Policiamento Especializado – Polo Industrial). A mesma operação também será realizada em vários pontos do território nacional, com o suporte dos órgãos de segurança pública e da Petrobras.