Trechos terão atividades socioambientais

Iwwa Agência
Publicado 22/01/2014 04:01:10

O GEA (Grupo de Educadores Ambientais) do Programa Municipal de Urbanização Integrada da Bacia do Rio Camaçari visitou, nesta quarta-feira (22/01), as obras do trecho que compreende os bairros Phoc III, Burissatuba e Recanto das Árvores. A iniciativa visa identificar as áreas e avaliar as atividades socioambientais que podem ser realizadas nos locais.

Com saída da Escola Municipal Ilda Leal, no bairro Phoc I, o grupo seguiu em direção ao trecho da obra no fundo da instituição de ensino, acompanhados dos técnicos da Hollus, empresa executora do trabalho técnico social do programa de urbanização do rio Camaçari.

O operador de empilhadeira, Jorge Sabino, de 47 anos, um dos reassentados no conjunto Boa Esperança, no bairro Nova Vitória, faz questão de participar do GEA e acompanhar o desenvolvimento da obra e fiscalizar os serviços realizados em prol da comunidade. Orgulhoso por fazer parte do projeto, ele espera que “a cidade progrida ainda mais depois dessas intervenções”, destacou.

Membro do GEA, a moradora da 6ª travessa do bairro Gleba C, um dos locais contemplados pelas obras do rio Camaçari, a dona de casa Edilene Conceição, de 33 anos, está em dúvida se vai optar pela moradia ou indenização em dinheiro. Enquanto negocia, ela acompanha o desenvolvimento das obras de urbanização e realiza o trabalho de educação ambiental nas comunidades. “Este é um trabalho de formiguinha, que visa conscientizar as pessoas e incentivar a mudança de hábitos da comunidade em relação à limpeza urbana”, informou. 

De acordo com a técnica da Hollus, Iraildes Ferreira, o grupo foi criado no intuito de transformar os moradores em agentes multiplicadores das ações “e fazer com que eles se sintam parte integrante do processo de urbanização”, explicou.

Após percorrer o trecho, o grupo se reuniu no canteiro de obras para discutir e propor ações de educação ambiental, sanitária e patrimonial.  

Em fevereiro, o GEA realiza uma ação ambiental na praça da Simpatia. A proposta é fazer um trabalho de recomposição da arborização urbana, uma das necessidades identificadas durante a primeira visita ao equipamento, realizada em novembro do ano passado. 

Criado em julho do ano passado, o GEA é composto por 16 moradores dos trechos que compreendem a poligonal do programa de urbanização, que realizam visitas mensais nos trechos da obra.  

OBRAS

No trecho que compreende os bairros Phoc III, Burissatuba e Recanto das Árvores estão sendo concluídas as intervenções de macrodrenagem, que incluem a implantação de estruturas em gabião nas margens do rio Camaçari. Além disso, foram iniciadas as obras de urbanização com terraplanagem e implantação de vias, ciclovias, passeios, pista de cooper, praça, ponte e pontilhão.   

Slideshow | 5 fotos

Trechos terão atividades socioambientais

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quinta (21) e retoma para 12 anos acima

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quinta (21) e retoma para ...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema de reunião

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.