Com 98 anos e muita história para contar, o senhor Pedro Francisco de Paula esbanja carisma por Vila de Abrantes, lugar onde vive desde a década de 1950. A transformação do distrito foi acompanhada de perto pelo morador, que viu a rua em que reside até os dias de hoje, sair do patamar de chão de terra batido para receber asfalto.
A necessidade de promover estudo para a filha, fez com que o agricultor deixasse a localidade rural de Maracaiuba, também em Abrantes, para ir para a Vila. “Cheguei aqui era chão, não era essa vila que é hoje, não tinha calçamento, não tinha nada. A casa que estava aqui era de taipa, eu demorei para poder fazer a outra”, afirmou.
Um dos pontos citados pelo antigo morador é a Praça da Matriz, requalificada e entregue para a população em junho de 2022. “A praça hoje é uma cidade. Bonita não é somente a praça, como a vila toda”, afirmou animado ao lembrar como era o local antes. “Na época do Divino Espírito Santo, era complicado para o povo chegar à festa e à missa. O campo ficava parado, servia para os cavalos que vinham da sede de Camaçari e Lauro de Freitas. Os meninos todos tinham um cavalinho para vim aqui para a vila”.
Após a revitalização, a praça passou a contar com quiosques comerciais; anfiteatro; quadra poliesportiva, uma das primeiras quadras públicas do município a receber piso modular em sua infraestrutura; academia ao ar livre, com aparelhos de ginástica; pista de cooper; parque infantil; skate park; fonte luminosa; paisagismo; pergolado; iluminação em LED; e estacionamento. Para a reforma do equipamento público, foram investidos um pouco mais de R$ 2,7 milhões.
Conhecido por toda a vila, seu Pedro faz questão de mostrar a todos a idade que tem e exibe, com alegria, a faixa de aniversário que tem na porta da casa. Ele, que é um patrimônio de Abrantes, teve seis filhos, tem nove netos e sete bisnetos. Ao final, também exaltou o povo de Camaçari, que completa 265 anos no dia 28 de Setembro, e vibrou “viva a nossa gente!”.
