Tranquilidade marca vacinação contra a pólio

Iwwa Agência
Publicado 13/06/2010 09:06:12

A movimentação foi tranquila nos postos de saúde de Camaçari, no dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite.

A iniciativa foi realizada sábado (12/06), em 81 postos de vacinação espalhados pela sede, orla e zona rural do Município. A expectativa é de que, só no primeiro dia da campanha, sejam imunizadas mais de 50 % da meta estimada pelo Município, que é vacinar um pouco mais de 22 mil crianças menores de cinco anos.

A abertura aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Camaçari de Dentro, com a presença dos personagens Zé Gotinha e Maria Gotinha, que fizeram a alegria da criançada.

Bolo, refrigerante, doces e línguas-de-sogra deixaram a festa ainda mais interessante para os pequenos.

Durante toda a campanha, inclusive no dia D, os pais ainda contam com a comodidade de vacinar os filhos de seis meses a cinco anos incompletos, contra a Influenza A (H1N1).

Foi o caso da pequena Lara, de 3 anos, que além das gotinhas contra a poliomielite teve a oportunidade de sair protegida contra a gripe A. Para o pai, Wagner Andrade, manter as vacinas atualizadas é uma prioridade. “A saúde da minha filha está em primeiro lugar”.

Cerca de 700 profissionais foram envolvidos na campanha, distribuídos entre os 51 postos fixos e 30 móveis. Para realizar a vacinação e dar apoio às unidades de saúde, a equipe da Secretaria da Saúde (Sesau) do Município contou com 46 veículos.

Para imunizar as crianças, os pais ou responsáveis devem apresentar o cartão de vacina do menor. No caso de perda ou extravio do documento, nenhuma a criança deixará de ser vacinada, é o que afirma o coordenador da Vigilância em Saúde de Camaçari, Marcos Nogueira. O horário de atendimento vai das 8h às 17h.

De acordo com a Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Sesau, as crianças que tenham tomado quaisquer outros tipos de vacina nos últimos dias devem esperar completar quinze dias para serem imunizadas contra a poliomielite.

Os menores com febre alta ou que realizam quimioterapia ou radioterapia também devem adiar a imunização.

Foto: Adeilson Carvalho

A imunização está disponível em 81 postos -

Mais Notícias

2ª edição do projeto Homens Reflexivos é marcado por palestra sobre violência contra a mulher

2ª edição do projeto Homens Reflexivos é marcado por palestra sobre...

II Fórum PcD reuniu diversos segmentos de Camaçari para debater inclusão

II Fórum PcD reuniu diversos segmentos de Camaçari para debater inc...

Missa, cortejo e apresentações culturais marcam o Dia das Baianas de Acarajé

Missa, cortejo e apresentações culturais marcam o Dia das Baianas d...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us