Tradição do Terno de Reis é preservada

Iwwa Agência
Publicado 03/01/2012 04:01:20

O Terno de Reis, tradicional manifestação folclórica de origem católica que marca a visita dos três reis magos ao menino Jesus, reúne gerações e diversos grupos artísticos para apresentações em localidades de Camaçari.

Em Arembepe, na orla do Município, o Terno de Reis é mantido pelo grupo de samba Terno do Sol, que se apresenta na quinta-feira (05/01), às 21h. O cortejo sai do barracão do grupo, localizado em frente ao terminal de transporte, e segue até a Igreja Católica da localidade, onde tem início a apresentação.

A comemoração em Vila de Abrantes, distrito de Camaçari, acontece na sexta-feira (06/01), a partir das 19h, com o grupo de Samba de Roda Raiz de Abrantes Boi Bonito. O cortejo sai da primeira praça da localidade e segue para a Igreja Católica, onde acontece a apresentação.

A tradição também é mantida em Barra do Pojuca, onde o festejo acontece a partir das 18h30, também no dia 06 de janeiro. O cortejo sai da Rua das Malvinas em direção à Igreja Católica e será animado pelo grupo de terno de reis e samba de roda Espermacete. Também participam o grupo Chegança Feminina de Arembepe, Nativas de Arembepe, Samba Chula Várzea Meira, Samba Chula Vozes da Chapada, Samba Nativa da Tabera e o Samba Santo Antônio. Após a apresentação, os grupos seguem para a feira da localidade, onde prosseguem as comemorações.

O festejo ainda contará com a participação especial do repentista Bule-bule, da banda de partido alto, Nosso Talento, do grupo de dança Mistura Afro, do cantor Carlito, do grupo Abolição Capoeira e do Grupo Cavaleiro do Rei do Bode.

Na localidade de Parafuso, a celebração acontece também no dia 06 deste mês, a partir das 11h, com cortejo dos grupos Boi Janeiro de Parafuso, Boi Mirim, Brilho do Samba e o Samba de Caboclo Mirim, que seguem do Centro Comercial até a Igreja Católica, local onde acontece a apresentação do Terno de Reis. No sábado (07/01), às 20h, a comemoração continua na Estação de Trem da localidade, onde os grupos de samba se apresentam.

Na comunidade de Barra do Jacuípe, a tradição católica é mantida através do Grupo Boi Estrela, que se apresenta na sexta-feira (06/01), a partir 16h, na praça da Igreja de Santo Antônio, juntamente com o grupo de samba Viola Ao Vivo.

Foto: Nelinho Oliveira

Grupo Boi Janeiro integra a festa de Reis de Parafuso -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (18) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (18) em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.