Trabalho social muda a vida da população

Iwwa Agência
Publicado 07/12/2011 05:12:21

Uma história de superação e de muitas conquistas. Assim é a trajetória de vida de Marinalva Nunes, moradora de Camaçari acolhida por projetos sociais da Prefeitura Municipal, como o Mulher Cidadã e o Cras (Centro de Referência em Assistência Social) – Casa da Família.

No último domingo (04/12), durante a entrega do certificado do programa municipal Mulher Cidadã, da Semu (Secretaria da Mulher), o depoimento de vida de Marinalva Nunes emocionou a todos. Segundo ela, os projetos de inclusão social realizados pela administração municipal ajudaram-na a ingressar no curso superior de Psicologia. “Foi preciso mais do que coragem para chegar até aqui. Acredito que foi necessário o apoio de bons profissionais e, acima de tudo, de amor próprio”, revela.

Vítima de violência doméstica, abandonada pelo marido duas vezes, com três filhos e dívidas, Marinalva Nunes conheceu de perto a dor da solidão e a da falta de dinheiro. Passou por dificuldades e teve que vender os móveis da casa para sustentar a família.

Abatida e tomada pela depressão, Marinalva Nunes teve a vida mudada ao conhecer o Cras/Casa da Família do bairro Nova Vitória, local onde foi acolhida e encaminhada à Semu.

Na Secretaria, recebeu acompanhamento psicológico e participou do curso de Baiana de Acarajé. As experiências foram responsáveis pelas primeiras mudanças na vida de Marinalva.

“Após o curso passei a vender acarajé e a sustentar minha família. A partir daí, superei o medo e descobri que sou capaz de vencer”. Motivada, Marinalva voltou a estudar, se matriculou em um curso técnico de enfermagem e paralelamente fez o curso de massoterapia do projeto municipal Mulher Cidadã.

Certa de que poderia alçar vôos maiores, Marinalva deixou de vender acarajé e passou a trabalhar como autônoma na área de saúde, prestando serviço de acompanhante a pacientes hospitalizados, suprindo plantões em hospitais e realizando trabalhos de massoterapia. Em um novo momento, Marinalva foi ainda mais ousada e ingressou na faculdade de psicologia.

“Cheguei até aqui por contar com projetos importantes desenvolvidos pela Prefeitura de Camaçari. Não vou parar por aqui”, concluiu sorridente.

CRAS

O Centro de Referência em Assistência Social – Cras/Casa da Família oferece serviços continuados de proteção básica às famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. O projeto do governo federal é desenvolvido pela Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social).

Dentre as ações realizadas nos centros estão entrevista familiar, encaminhamento e acompanhamento de famílias, visitas domiciliares, palestras, reuniões, ações comunitárias, oficinas de convivência, de trabalho e campanhas educativas.

Atualmente, o Município conta com nove CrasCasas da Família, sendo cinco na sede e quatro na orla. Na sede, as unidades estão instaladas nas comunidades da Nova Vitória, Verdes Horizontes, Phoc, Burissatuba e Parafuso. Na orla, os centros estão nas localidades de Vila de Abrantes, Arembepe, Monte Gordo e Barra do Pojuca. Os centros atendem das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 MULHER CIDADÃ

O projeto municipal Mulher Cidadã, coordenado pela Semu (Secretaria da Mulher), está na quarta etapa e já capacitou 1.600 mulheres da sede e orla do Município. Em quatro anos foram oferecidos os cursos de corte e costura, buffet, manicure e pedicure, massoterapia, artesanato, panificação, estética e panificação.

Já o Curso de Padronização e Qualificação das Baianas de Acarajé, outra ação municipal desenvolvida pela Semu, foi responsável pela formação de 360 mulheres.

Foto: Agnaldo Silva

Cursos ajudaram na profissionalização de Marinalva -

Mais Notícias

Vacinação meningocócica C para crianças e trabalhadores da saúde é prorrogada

Vacinação meningocócica C para crianças e trabalhadores da saúde é ...

Vacinação contra Covid continua nesta segunda (27) em Camaçari para todas as doses e públicos

Vacinação contra Covid continua nesta segunda (27) em Camaçari para...

Drilha Junina promete muita animação na 1ª edição

Drilha Junina promete muita animação na 1ª edição

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us