Trabalho social muda a vida da população

Iwwa Agência
Publicado 07/12/2011 05:12:21

Uma história de superação e de muitas conquistas. Assim é a trajetória de vida de Marinalva Nunes, moradora de Camaçari acolhida por projetos sociais da Prefeitura Municipal, como o Mulher Cidadã e o Cras (Centro de Referência em Assistência Social) – Casa da Família.

No último domingo (04/12), durante a entrega do certificado do programa municipal Mulher Cidadã, da Semu (Secretaria da Mulher), o depoimento de vida de Marinalva Nunes emocionou a todos. Segundo ela, os projetos de inclusão social realizados pela administração municipal ajudaram-na a ingressar no curso superior de Psicologia. “Foi preciso mais do que coragem para chegar até aqui. Acredito que foi necessário o apoio de bons profissionais e, acima de tudo, de amor próprio”, revela.

Vítima de violência doméstica, abandonada pelo marido duas vezes, com três filhos e dívidas, Marinalva Nunes conheceu de perto a dor da solidão e a da falta de dinheiro. Passou por dificuldades e teve que vender os móveis da casa para sustentar a família.

Abatida e tomada pela depressão, Marinalva Nunes teve a vida mudada ao conhecer o Cras/Casa da Família do bairro Nova Vitória, local onde foi acolhida e encaminhada à Semu.

Na Secretaria, recebeu acompanhamento psicológico e participou do curso de Baiana de Acarajé. As experiências foram responsáveis pelas primeiras mudanças na vida de Marinalva.

“Após o curso passei a vender acarajé e a sustentar minha família. A partir daí, superei o medo e descobri que sou capaz de vencer”. Motivada, Marinalva voltou a estudar, se matriculou em um curso técnico de enfermagem e paralelamente fez o curso de massoterapia do projeto municipal Mulher Cidadã.

Certa de que poderia alçar vôos maiores, Marinalva deixou de vender acarajé e passou a trabalhar como autônoma na área de saúde, prestando serviço de acompanhante a pacientes hospitalizados, suprindo plantões em hospitais e realizando trabalhos de massoterapia. Em um novo momento, Marinalva foi ainda mais ousada e ingressou na faculdade de psicologia.

“Cheguei até aqui por contar com projetos importantes desenvolvidos pela Prefeitura de Camaçari. Não vou parar por aqui”, concluiu sorridente.

CRAS

O Centro de Referência em Assistência Social – Cras/Casa da Família oferece serviços continuados de proteção básica às famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. O projeto do governo federal é desenvolvido pela Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social).

Dentre as ações realizadas nos centros estão entrevista familiar, encaminhamento e acompanhamento de famílias, visitas domiciliares, palestras, reuniões, ações comunitárias, oficinas de convivência, de trabalho e campanhas educativas.

Atualmente, o Município conta com nove CrasCasas da Família, sendo cinco na sede e quatro na orla. Na sede, as unidades estão instaladas nas comunidades da Nova Vitória, Verdes Horizontes, Phoc, Burissatuba e Parafuso. Na orla, os centros estão nas localidades de Vila de Abrantes, Arembepe, Monte Gordo e Barra do Pojuca. Os centros atendem das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 MULHER CIDADÃ

O projeto municipal Mulher Cidadã, coordenado pela Semu (Secretaria da Mulher), está na quarta etapa e já capacitou 1.600 mulheres da sede e orla do Município. Em quatro anos foram oferecidos os cursos de corte e costura, buffet, manicure e pedicure, massoterapia, artesanato, panificação, estética e panificação.

Já o Curso de Padronização e Qualificação das Baianas de Acarajé, outra ação municipal desenvolvida pela Semu, foi responsável pela formação de 360 mulheres.

Foto: Agnaldo Silva

Cursos ajudaram na profissionalização de Marinalva -

Mais Notícias

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra Covid em Camaçari

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra C...

Equipes da prefeitura visitam áreas atingidas pela chuva neste domingo (5/12)

Equipes da prefeitura visitam áreas atingidas pela chuva neste domi...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.