Trabalho de campo começa próximo mês

Iwwa Agência
Publicado 13/10/2010 03:10:34

O projeto Consultório de Rua começa a funcionar no próximo mês, logo após a conclusão da Oficina de Formação para Profissionais do projeto e da Rede de Atenção ao Usuário de Álcool e outras drogas. A capacitação foi iniciada nesta quarta-feira (13/10) e ocorrerá ainda nos dias 20, 21 e 29 de outubro e 11 de novembro.

Os três primeiros dias da oficina serão abertos também para profissionais de outros setores. A iniciativa ocorre em função da necessidade de o projeto Consultório de Rua ser construído de forma articulada e intersetorial. Já os últimos dias serão destinados, especificamente, aos profissionais que vão atuar no projeto. Logo após esse período, a equipe segue para trabalho de campo.

O intuito da capacitação é transferir o conhecimento teórico e as vivências dos palestrantes para as pessoas que vão trabalhar no projeto. A ação permite que as pessoas criem as próprias estratégias para abordar e atender usuários de álcool e outras drogas.

Segundo o secretário da Saúde (Sesau), Camilo Pinto, o projeto é de grande magnitude. “A administração municipal teve a sensibilidade de implantá-lo no Município”, disse. O projeto funciona através de convênio tripartite entre os governos federal, estadual e municipal.

Na avaliação do coordenador Geral do Centro de Estudos e Tratamento do Abuso de Drogas (CETAD), Antonio Nery Filho, o Consultório de Rua não é uma solução para a questão das drogas ilícitas nem do álcool, mas se destina a cuidar das pessoas mais necessitadas e comprometidas com o uso de álcool. 

A equipe que vai atuar em Camaçari será formada por psicólogo, terapeuta ocupacional, cientista social, educador social, médico, assistente social, motorista e redutor de danos, este último, responsável por estreitar a relação entre a equipe do projeto e a população. Normalmente, o profissional que atua como redutor de danos pertence à comunidade, o que favorece ainda mais o vínculo a ser firmado.

Também marcaram presença na abertura da oficina Cíntia Wazir, da Coordenação Geral de Políticas de Prevenção, Tratamento e Reinserção Social da Senad (Secretaria Nacional de Política sobre Drogas), Andréa Leite, coordenadora executiva do projeto de implantação do Consultório de Rua, Patrícia Rachel Gonçalves, supervisora técnica da Senad/Cetad em Camaçari, Célia Baqueiro, responsável pela Coordenação de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Sesau e Paulo Cezar Costa, presidente do Conselho Municipal da Saúde.

A capacitação prossegue até às 18h e é destinada a representantes do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), Protejo, Mulheres da Paz, Alcoólicos Anônimos, Cervir (Centro de Recuperação de Vidas Rejeitadas), Uoscc (União das Organizações Sociais e Culturais de Camaçari), Acbanto (Associação Brasileira da Preservação da Cultura Banto), Ministério Público, Conselho Tutelar, polícias Civil e Militar, Seduc, Sedes e setores da Sesau.        

Foto: Agnaldo Silva

Projeto Consultório de Rua funcionará em novembro -

Mais Notícias

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Defesa Civil e PM auxiliam moradores durante desocupação de imóvel

Defesa Civil e PM auxiliam moradores durante desocupação de imóvel

Moradora da costa é contratada após capacitação promovida pela prefeitura

Moradora da costa é contratada após capacitação promovida pela pref...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.