A solenidade comemorativa do tombamento do Terreiro Unzó Tatêto Lembá acontece terça-feira (10/05), às 9h. A cerimônia acontece na sede do terreiro, localizado no Parque Real Serra Verde, na Via Cascalheira, e contará com as presenças de autoridades municipais e religiosas, estudiosos, estudantes, professores e a população.
O 1º Tombamento Municipal de Terreiro de Camaçari é resultado de um longo período de estudo da Prefeitura, através da Secult (Secretaria da Cultura), e teve início em 2011. O processo de tombamento, para fins de salvaguarda, tem o intuito de garantir o direito à cultura, ao patrimônio cultural e à manutenção das feições das manifestações culturais e religiosas no Município, além de combater a discriminação e a intolerância e promover a valorização e a preservação das religiões de matrizes africanas.
Além do tombamento do Terreiro Unzó Tatêto Lembá, a Secult iniciou o processo de estudo para que a Igreja do Divino Espírito Santo, em Vila de Abrantes, e o terreiro Unzó Mutá Geremin, em Barra do Pojuca, possam ser tombados. O procedimento para o registro da Chegança de Mouros, representativa manifestação cultural do Município, também já começou.
O tombamento se aplica aos bens materiais e é um conjunto de ações realizadas pelo poder público com o intuito de preservar bens de valor histórico, cultural, arquitetônico e também de valor afetivo para a população, ao impedir que sejam destruídos ou descaracterizados. O registro é direcionado aos bens culturais imateriais, como festividades, ofícios e técnicas, saberes e outras expressões culturais.
Terreiro Unzó Tatêto Lembá passa a ser Patrimônio Cultural de Camaçari -