Tiro de Guerra de Camaçari forma 37 atiradores

ASCOM
Publicado 01/12/2021 09:12:57

Para premiar militares que, por dedicação e capacidade, desenvolveram os valores morais da nacionalidade e o sentimento das obrigações com a Pátria, contribuindo para fortalecer a cidadania e o civismo, aconteceu na noite desta quarta-feira (1º/12), a cerimônia de formatura de licenciamento dos 37 atiradores que concluíram o Curso do Tiro de Guerra 06-026. A solenidade foi realizada na área externa e interna da instituição, localizada no bairro Alto da Cruz.

Para o chefe de instrução do Tiro de Guerra 06-026, o subtenente Fernando Giolo, hoje é um dia de festa. “Nós estamos coroando nosso ano de instrução depois de um longo período de atividades intensas, com instruções teóricas e práticas, e enfim chegou o tão sonhado dia da formatura. São 37 jovens repletos de valores que entregamos para a sociedade”, explicou.

De acordo com Giolo, 2021 foi um ano atípico por conta da pandemia e com isso as atividades ficaram suspensas no início do ano. As atividades foram retomadas em agosto e desse período até o fim de novembro, as instruções ocorreram de segunda-feira a sábado, das 5h45 às 7h45. Entre as atividades paralelas ao Tiro de Guerra, o grupo realizou tiro e instrução de Técnicas Especiais, com a realização de Pista de Corda e Transposição de Curso d’Água no 19º Batalhão de Caçadores (BC), uma unidade do exército brasileiro, localizado em Salvador; acampamento básico no 6º Batalhão de Polícia do Exército (6º BPE), situado na capital baiana; orientação em campanha e instrução de alimentos de origem animal e vegetal, no 35º Batalhão de Infantaria (BI), em Feira de Santana.

“Foi um tempo com muitas atividades práticas e muitas oportunidades para conhecer os batalhões da Bahia e de poder verificar de perto como funciona o quartel, quais são as atribuições de um soldado. Essa experiência foi muito importante para a formação dos atiradores”, disse o subtenente Giolo ao informar que, consagra o final do ano letivo com uma formatura de encerramento na qual foram entregues várias premiações.

Entre as honrarias, os jovens receberam estatuetas e premiação de melhor atirador combatente, melhor aptidão física, atirador destaque, amigo da turma, além da moeda Tiro de Guerra Challenge Coin (moeda desafio). Ainda na cerimônia, oito militares foram promovidos à Cabo de 2º categoria, recebendo diploma e a divisa de cabo.

Como símbolo de reconhecimento ao apoio prestado ao Tiro de Guerra 06-026, o vice-prefeito José Tude também foi prestigiado com a Challenge Coin. “Eu tive a honra e a sorte de trazer novamente o Tiro de Guerra, entre os anos de 96 e 98, que tinha sido extinto, e de lá pra cá é uma alegria ver várias turmas sendo formadas, por jovens que saem com o entendimento do que é cumprir um dever, do que é respeitar os símbolos nacionais. Então é um momento de muita felicidade e, hoje, poder receber uma homenagem me deixa muito orgulhoso”, disse Tude ao desejar “vida longa ao Tiro de Guerra 06-026”.

O evento ainda contou com o ato de assinatura do Livro de Ouro, destinado aos atiradores que compareceram a 100% das sessões de instrução e com a entrega do Diploma ao Mérito, homenagem para os atiradores que mantiveram excelente atividade e modelar comportamento nos encargos que lhes foram atribuídos.

O atirador João Paulo da Silva de Jesus, morador do Parque Verde I, recebeu a condecoração de Melhor Atirador Combatente e esbanjou muita felicidade. “Esse é o encerramento de um ciclo muito importante. Estou muito feliz por esse sonho realizado”, disse ao apresentar a família, que fez questão de estar presente no evento.

A solenidade foi abrilhantada com o som da Filarmônica 28 de Setembro e com a presença dos familiares dos atiradores, que, emocionados, recepcionaram seus filhos após a jornada de instruções.

Participaram da solenidade o gestor da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), Antonio Falcão; o diretor-presidente da Limpeza Pública de Camaçari, Áldene Motta; o superintendente da Superintendência de Ordenamento e Fiscalização do Uso do Solo (Suofis), Pedro Cezar Archanjo; o coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares; além de personalidades militares do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Camaçari, da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Polo), do 10º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) e da 53ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPIM/Mata de São João).

Mais Notícias

Soma realiza roda de conversa em celebração ao Dia da Visibilidade Trans

Soma realiza roda de conversa em celebração ao Dia da Visibilidade ...

Seduc reúne pais e responsáveis em fórum de avaliação do PEV

Seduc reúne pais e responsáveis em fórum de avaliação do PEV

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de janeiro de 2022

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de janeiro de 2022

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.