Tomou posse na manhã desta sexta-feira (24/07), a nova delegada titular da Deam (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher) de Camaçari. Thaís Siqueira do Rosário reafirmou o compromisso com o Município e garantiu que o bom atendimento será a marca do seu trabalho.
Com 31 anos e um vasto currículo profissional Thaís Siqueira do Rosário foi delegada de Ibitiara, na Chapada Diamantina, de Amélia Rodrigues, Terra Nova, e da Decom (Delegacia do Consumidor). A sua última experiência foi na 11ª Delegacia, no bairro de Tancredo Neves, em Salvador.
Durante a cerimônia de posse, realizada na Câmara de Vereadores, o prefeito Luiz Caetano agradeceu o empenho da delegada Janaína Dore, que esteve à frente da Deam por um ano e meio, e solicitou que a nova titular Thais do Rosário ampliasse as ações preventivas no Município.
Caetano apresentou os números estatísticos sobre o fluxo migratório de Camaçari, que nos últimos quatro anos chegou a 40 mil pessoas.
A delegada Janaína Dore agradeceu a Prefeitura pelo apoio imprescindível e ressaltou a parceria com as mulheres do Município que acreditaram no trabalho da delegacia e tiveram a coragem necessária para denunciar os agressores. Lembrou que a Deam registra uma média diária de 15 ocorrências.
Além da Deam, Camaçari possui uma ampla rede de proteção e valorização à mulher, formada pelo Centro de Referência da Mulher Yolanda Pires, o Conselho da Mulher, e a Secretaria de Promoção da Mulher e da Reparação (Seprom), responsável pela execução de cursos, palestras e fóruns que discutem amplamente políticas públicas de proteção às mulheres.
O evento contou com a presença de autoridades políticas e policiais, entre elas o delegado geral da Polícia Civil, Joselito Bispo, que presidiu a mesa durante a solenidade. Segundo ele, a principal arma contra a criminalidade são as políticas sociais, e neste aspecto Camaçari é bem assistida, pois têm projetos sociais responsáveis por retirar jovens das ruas.
DEAM
A Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (Deam) de Camaçari foi criada em 2006, e conta com estrutura informatizada, distribuída em oito salas.
Além dos serviços de registro, apuração e investigação de ocorrências, o local acolhe e orienta as mulheres vítimas de violência. A unidade fica na rua da Rodoviária, próxima a 18ª Delegacia de Polícia.