Terreiro de Lemba inicia processo de tombamento

ASCOM BOT
Publicado 04/02/2010 03:02:11

Acontece neste domingo (07/02), a cerimônia de oficialização do processo de tombamento do Terreiro de Lemba como Patrimônio Cultural do Município. O evento está marcado para as 10h, com a festa do Caboclo Sultão das Matas e a entrega do documento para início do processo de tombamento. As atividades ocorrem no terreiro, situado no loteamento Parque Real Serra Verde.

A ação tem como objetivo proteger o local, como patrimônio cultural da comunidade. Após o início dos trâmites legais para o tombamento, ocorre à coleta de informações e documentações necessárias. Em seguida, acontece à visita de técnicos do IPAC (Instituo do Patrimônio Artístico Cultural) para emitir um parecer. Se aprovado, o Terreiro de Lemba será o primeiro a ser tombado como Patrimônio Cultural do Município.

O terreiro é um dos maiores de Camaçari, com cerca de 200 filhos de santo iniciados. Segundo o Tata Nkisse, Ricardo Tavares, sacerdote responsável, o local é um referencial na divulgação e valorização da cultura Afro-brasileira, candomblé da nação Angola (Bantu).

Além das atividades religiosas, o terreiro desenvolve ações sociais como a realização de cursos, palestras, distribuição de alimentos e atendimentos médicos.

Foto:

Mais Notícias

Fábrica Eliane passará por modernização em Camaçari

Fábrica Eliane passará por modernização em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 22 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 22 de Janeiro de 2021

Incêndios lideram chamados na Defesa Civil em parcial do mês de janeiro

Incêndios lideram chamados na Defesa Civil em parcial do mês de jan...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.