Terreiro de Lemba inicia processo de tombamento

Iwwa Agência
Publicado 04/02/2010 03:02:11

Acontece neste domingo (07/02), a cerimônia de oficialização do processo de tombamento do Terreiro de Lemba como Patrimônio Cultural do Município. O evento está marcado para as 10h, com a festa do Caboclo Sultão das Matas e a entrega do documento para início do processo de tombamento. As atividades ocorrem no terreiro, situado no loteamento Parque Real Serra Verde.

A ação tem como objetivo proteger o local, como patrimônio cultural da comunidade. Após o início dos trâmites legais para o tombamento, ocorre à coleta de informações e documentações necessárias. Em seguida, acontece à visita de técnicos do IPAC (Instituo do Patrimônio Artístico Cultural) para emitir um parecer. Se aprovado, o Terreiro de Lemba será o primeiro a ser tombado como Patrimônio Cultural do Município.

O terreiro é um dos maiores de Camaçari, com cerca de 200 filhos de santo iniciados. Segundo o Tata Nkisse, Ricardo Tavares, sacerdote responsável, o local é um referencial na divulgação e valorização da cultura Afro-brasileira, candomblé da nação Angola (Bantu).

Além das atividades religiosas, o terreiro desenvolve ações sociais como a realização de cursos, palestras, distribuição de alimentos e atendimentos médicos.

Foto:

Mais Notícias

Apuração de votos da eleição do Conselho Tutelar acontece de forma tranquila

Apuração de votos da eleição do Conselho Tutelar acontece de forma ...

Jauá é a próxima localidade da costa a receber o Cata Bagulho

Jauá é a próxima localidade da costa a receber o Cata Bagulho

Guarajuba e Itacimirim têm selo Bandeira Azul renovado para mais uma temporada

Guarajuba e Itacimirim têm selo Bandeira Azul renovado para mais um...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us