Termoelétricas prontas para funcionar em maio

Iwwa Agência
Publicado 02/04/2009 01:04:12

As usinas termoelétricas Arembepe Energia S/A e Muricy 1, instaladas em Camaçari, já estão prontas para entrar em funcionamento.

A partir deste mês, acontece a fase de testes das unidades, e em maio, as usinas já estão aptas a funcionar, caso haja necessidade.

As unidades são de extrema importância para o fornecimento de energia elétrica do país, pois são usinas de energia de disponibilidade. Isso significa que, caso o nível de água dos reservatórios das hidrelétricas nacionais baixe, as termoelétricas entram em ação, o que reduz o risco de apagão.

As usinas, que juntas somam investimentos na ordem de R$ 600 milhões, fazem parte da primeira obra do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal, no Município.

Cada unidade tem capacidade de gerar energia suficiente para abastecer uma cidade com mais de 250 mil habitantes.

A Muricy 1 vai produzir 148 megawatts de energia, com o apoio de oito motores e oito geradores.

Já a Arembepe S/A tem previsão de produção de 150 megawatts, através de 64 motores e 64 geradores.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Hélio Cortês, Camaçari é uma cidade estratégica por conta do Complexo Industrial, e as termoelétricas chegam para reforçar a infra-estrutura oferecida no Município.

A chegada das usinas teve um impacto positivo na economia do Município. Durante a construção, foram gerados 2 mil empregos, sendo grande parte dos trabalhadores de Camaçari. A expectativa é de que com o início das atividades, a Muricy 1 empregue 50 pessoas e a Arembepe, 60 funcionários.

A Arembepe Energia S/A, está localizada na Rodovia Parafuso, km 17, no Poloplast, e ocupa uma área de 110 mil metros quadrados. Já a Muricy 1 está instalada no Pólo Industrial de Camaçari, em área de 50 mil metros quadrados.

ENERGIA POR COMBUSTÃO
As usinas hidrelétricas produzem energia através da água, que represada por barragem ganha força para movimentar as turbinas que produzem eletricidade.

Já as usinas termoelétricas produzem eletricidade a partir da energia liberada em forma de calor, normalmente por meio da combustão de óleo, carvão ou petróleo. O óleo utilizado nas unidades do Município será adquirido em fábricas do Estado.

Slideshow | 2 fotos

Termoelétricas prontas para funcionar em maio

Mais Notícias

Prefeitura lamenta falecimento do ex-vereador Guedes

Prefeitura lamenta falecimento do ex-vereador Guedes

Horário de visitação no Horto Florestal será modificado em dezembro

Horário de visitação no Horto Florestal será modificado em dezembro

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 29 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 29 de novembro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.