Termoelétricas de Camaçari ficam prontas até março

Iwwa Agência
Publicado 09/12/2008 09:12:38

Já estão em Camaçari as máquinas utilizadas para geração de energia das duas termoelétricas em construção no Pólo Industrial. O projeto, que será concluído no primeiro trimestre de 2009, faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, e vai impulsionar a economia do Município.

As termoelétricas Camaçari Pólo de Apoio I e a Energética Camaçari Muricy I vão produzir energia bruta, transformar e enviar para uma subestação, localizadas próximas às unidades. A energia é transportada via linha de transmissão para o Sistema Interligado Nacional (SIM), que interliga a rede elétrica de todo Brasil. A partir daí, haverá a distribuição para todo o país.

A Camaçari Pólo de Apoio I ocupa uma área de 100 mil metros quadrados na Rodovia Parafuso, km 17, no Poloplast. A unidade fica pronta em março de 2009 e vai gerar 60 empregos diretos e 150 indiretos. Vão ser produzidos 150 megawatts de energia, gerados por 64 motores e 64 geradores da montadora coreana Hyundai Motor. O investimento é de R$ 250 milhões.

Já a Energética Muricy I, que começa a funcionar em janeiro, está instalada na avenida Muricy, no Pólo Petroquímico Leste. A área ocupada é de 50 mil metros quadrados. O empreendimento produzirá 148 megawatts de potência instalada e vai gerar 60 empregos diretos e indiretos.

Serão utilizados oito motores e oito geradores da Man Diesel, empresa com sede em Munique, na Alemanha. O projeto tem um custo de R$ 200 milhões. Segundo Humberto Novaes, gerente de implantação da Muricy, todo setor de serviços, como transporte, segurança, alimentação e manutenção industrial, será executado com mão-de-obra local.

Camaçari já se consolidou no mercado internacional pelo potencial industrial e econômico. Entre os facilitadores para instalação de novos empreendimentos estão facilidade logística e de transporte, infra-estrutura adequada e proximidade com a Refinaria Landulpho Alves.

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.