A usina termelétrica Energética Camaçari Muricy 1 começa a operar a partir de 1º de setembro. As obras estão em ritmo intenso e devem ficar prontas nos próximos dias.
Junto com a Arembepe Energia S/A, a segunda usina construída no Município, os investimentos chegam a R$ 680 milhões. As obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
De acordo com o gerente administrativo e financeiro da Energética Camaçari Muricy 1, Rui Pereira, Camaçari foi escolhida para instalação pela facilidade logística, de transporte e da infra-estrutura adequada. Ele lembra que 95% das pessoas que trabalham na construção da termelétrica são do Município.
A energia produzida será transportada, via rede de transmissão, para o Sistema Interligado Nacional (SIN), que abastece quase todo o país.
A partir daí, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), entidade de direito privado responsável pela coordenação e controle da geração e transmissão de energia do SIN, define o local para onde a produção será destinada.
As termelétricas funcionam apenas quando acionadas pelo Operador. Isso pode acontecer em função de dois fatores, ou por problema de transmissão de energia, a exemplo de queda de poste ou linha de transmissão, ou quando, por conta da falta de chuvas, as usinas hidrelétricas não tiverem condições de atender a demanda.
TERMELÉTRICAS
A Energética Camaçari Muricy 1 está instalada em uma área de 50 mil metros quadrados na avenida Muricy, Pólo Petroquímico Leste (atrás da Ford). O empreendimento possui 148 megawatts/hora de potência instalada e em funcionamento vai gerar 40 empregos diretos e 60 indiretos.
São oito motores e oito geradores da Man Diesel, empresa com sede em Munique, na Alemanha. O projeto é resultado de consórcio da Petrobras com Fundo de Investimento e Participações, gerido pelo Banco Mellog, com sede em São Paulo.
O óleo combustível utilizado para produção de energia elétrica da Energética Camaçari Muricy 1 será adquirido na Petrobras do Pólo Industrial de Camaçari e da cidade de Mataripe.
Já a Arembepe Energia S/A vai gerar 60 empregos diretos e 450 indiretos, quando entrar em funcionamento, em janeiro de 2010. A termelétrica, que vai funcionar em uma área de 100 mil metros quadrados na Rodovia Parafuso, Km 17, Poloplast, vai produzir 150 megawatts de energia.
Serão utilizados 64 motogeradores da Hyundai Heavy Industries, montadora sul coreana. O óleo combustível da Arembepe também será adquirido na Petrobras do Pólo Industrial de Camaçari.
O projeto de construção da termoelétrica resulta do consórcio firmado entre a Petrobras e a Cibe Participações e Empreendimentos S.A. (Consórcio de Infra-estrutura Bertin Equipav), que faz parte da holding de construtora formada pelos grupos Bertin e Equipav, também com sede na capital paulista.