Qualificação social e profissional, independência financeira e inserção no mercado de trabalho. Essas são as bases do Mulher Cidadã, um projeto pioneiro na área de inclusão produtiva, que atende beneficiárias do Programa Bolsa Família de Camaçari.
Atualmente o Mulher Cidadã está na terceira etapa, com cursos de cabeleireira, manicure, massoterapia, artesanato, depilação, maquiagem e panificação para 400 pessoas.
Durante a capacitação de quatro meses, as mulheres têm aulas sobre ética, moral e postura profissional. Ao todo, 14 profissionais, entre técnicos e pedagogos, ministram os cursos. As atividades terminam no final do mês de julho.
Além disso, as alunas recebem todo material utilizado nos cursos e o lanche. Àquelas que residem na orla de Camaçari ainda ganham auxilio transporte.
Ao final do cronograma, serão realizadas oficinas para exposição dos trabalhos produzidos pelas participantes dos cursos de artesanato. Todas vão receber certificados de qualificação.
Para Valdelina Marques Barroso, a renda extra é muito importante. A aposentada elege as orientações pedagógicas, realizadas todas as quartas-feiras, como fundamental para elevação da auto-estima das mulheres.
De acordo com Aurenita Castillo, secretária municipal da Promoção e Reparação da Mulher (Seprom), o projeto faz parte das políticas públicas adotadas pelo governo municipal para garantir a geração de emprego e renda para as mulheres de Camaçari.
O Mulher Cidadã é uma ação da Prefeitura de Camaçari, através da Seprom, em parceria com o Fundo de Administração e Pesquisa Econômica Social (Fapes). Somente este ano, foram 1200 mulheres beneficiadas.

A iniciativa resgata a auto-estima das participantes -