Tecnologia reforça aprendizado na escola

Iwwa Agência
Publicado 27/08/2008 12:08:53

A tecnologia está presente nas salas de aula das escolas municipais de Camaçari. Mesas educacionais, robótica, experimentotecas e laboratórios de informática, ciências e matemática são algumas das ferramentas pedagógicas que aliam o conteúdo teórico ao prático, ajudando no desenvolvimento das aulas.

Destinado aos alunos da 5ª à 8ª série, o ensino de robótica está disponível em todas as 90 escolas da rede pública municipal. Os laboratórios de informática atendem aos estudantes de 75 escolas e os de ciências foram instalados em 10 unidades de ensino.

As mesas educacionais inteligentes, direcionadas às crianças da educação infantil e ensino fundamental 1 (1ª à 4ª série), estão implantadas em 24 escolas, o que representa 44,4% das unidades que atendem crianças das séries iniciais.

Para ampliar a oferta de ferramentas tecnológicas aos alunos, a Secretaria da Educação de Camaçari distribui, esta semana, 30 novos laboratórios de matemática e seis experimentotecas. Com as novas unidades, Camaçari chega à marca de 55 escolas com laboratório de matemática e 22 com experimentotecas.

Os laboratórios de ciências e as experimentotecas são semelhantes em relação à indicação de uso, servindo para as aulas de ciências, biologia, física e química do ensino fundamental 1 e 2 (de 1ª à 8ª série) e ensino médio. A diferença entre as duas é o fato de que enquanto o primeiro precisa de um espaço físico adequado, o segundo é portátil.

Através da robótica, os professores de matemática e ciências podem programar as aulas e utilizar o recurso como complemento que permite aos alunos visualizarem melhor o que é passado em sala, vencer desafios e trabalhar em equipe.

O estudo em grupo também é uma característica do trabalho desenvolvido com as mesas educacionais que abordam temas de português, matemática, conhecimentos gerais e inglês, através de jogos e atividades desenvolvidas no computador.

Além de proporcionar a inclusão tecnológica, a inserção dos equipamentos na educação contribui significativamente para a elevação do rendimento escolar, uma vez que estimula o pensamento lógico-matemático, o trabalho em equipe e a capacidade para resolução de problemas.

Foto: Marina Silva

Mesas educacionais beneficiam alunos do infantil à 4ª série -

Mais Notícias

Prefeitura lamenta falecimento do ex-vereador Guedes

Prefeitura lamenta falecimento do ex-vereador Guedes

Horário de visitação no Horto Florestal será modificado em dezembro

Horário de visitação no Horto Florestal será modificado em dezembro

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 29 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 29 de novembro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.