Tecnologia auxilia policiamento no Município

Iwwa Agência
Publicado 24/02/2010 04:02:14

Mais uma ferramenta de controle a criminalidade e combate ao uso de drogas está funcionando em Camaçari. A opinião é consenso entre autoridades políticas, policiais e entidades sociais do Município, que participaram nesta quarta-feira (24/02), da cerimônia de lançamento da Ronda Comunitária Monitorada Eletronicamente. O evento aconteceu na praça Abrantes.

Segundo o tenente-coronel PM, Ivanildo Pereira, comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Camaçari, o projeto traz um modelo de policiamento mais vantajoso do que a ronda convencional. Entre as vantagens estão maior integração com a comunidade, controle tecnológico das rondas programadas, emissão de relatórios dos pontos visitados, registro das ocorrências no roteiro programado, além da melhoria dos resultados no policiamento, em função do controle da ação policial e das viaturas.

O comandante do 12º BPM ainda acrescenta que, ao concluir um balanço das ações criminais no Município, verificou que desde a implantação do policiamento orientado e a instalação do serviço de inteligência, em março do ano passado, conseguiu importantes resultados.

“Ano passado, foram apreendidas mais de 100 armas de fogo, um valor superior a R$ 300 mil em drogas, e executados 360 autos de prisão em flagrante”, diz Ivanildo Castro, lembrando que grande parte do êxito nas ações se deve ao apoio da Prefeitura.

Atualmente, o Executivo disponibiliza ao 12º Batalhão viaturas equipadas com computadores e internet móvel, dois veículos descaracterizados para uso do serviço de inteligência, um veículo Prisma para policiamento ostensivo e uma topic para transporte da tropa residente em Salvador.

“A polícia militar de Camaçari sempre busca inovar e o uso da tecnologia para auxílio às operações traz resultados positivos para a cidade. No intuito de reforçar a segurança, a Prefeitura disponibiliza mais de 25 viaturas para as polícias Civil e Militar da sede e orla”, acrescenta o prefeito Luiz Caetano.

Na ocasião, o prefeito também falou de alguns programas de segurança pública a serem desenvolvidos no Município, a exemplo do Conselho de Segurança Pública, Observatório da Violência e convênio já assinado com os governos federal e estadual para implantação do projeto de combate às drogas nas escolas. A proposta é capacitar os professores para realização de atividades educativas em sala de aula.

RONDA MONITORADA
Conforme projeto, são instalados chips em pontos fixos da cidade para acompanhamento das rondas realizadas pelos policiais do 12º BPM. As informações são transmitidas via bastões eletrônicos de captação de dados e monitoradas através de um computador instalado no Batalhão.

O equipamento registra o horário em que a polícia esteve no local, circuito realizado pela patrulha e, por meio de uma cartela com eventos programados, informa todas as ocorrências. O roteiro é pré-estabelecido pela Coordenação de Planejamento Operacional do Batalhão, com base nas estatísticas policiais e no grau de vulnerabilidade de cada local.

Para execução da Ronda Comunitária Monitorada Eletronicamente, a PM dividiu Camaçari em 15 zonas. Na primeira etapa, em funcionamento, foram implantados chips no Centro Comercial, avenidas Radial A e B, bairros Lama Preta, Gleba E, Jardim Limoeiro e Bairro Novo. Também foram contempladas a rua da Rodoviária, Centro Administrativo, mais as avenidas Luís Eduardo Magalhães e Jorge Amado.

Em segunda fase, prevista para funcionar até a primeira quinzena de abril, estarão incluídas as localidades de Machadinho, Monte Negro, Parafuso e Parque das Mangabas. A região dos Phocs, escolas públicas e postos de saúde serão beneficiados na terceira etapa, ainda sem data definida. As rondas estão sendo realizadas através de policiamento a pé e motorizado, com quatro motos e um automóvel.

Quem quiser entrar em contato com as viaturas da Ronda Monitorada pode ligar para o telefone celular da zona que atende ao bairro onde é solicitado atendimento. Para Lama Preta, o telefone é o 9984-8843, Abrantes 9978-4766, Gleba B 9982-9769, avenida Jorge Amado 9979-4573 e para as Radiais A e B 9978-2331.

O projeto Ronda Comunitária Monitorada Eletronicamente está sendo implantado através de recursos estaduais, em parceria com a Prefeitura de Camaçari, iniciativa privada e entidades sociais. A autoria é de 12º Batalhão da Polícia Militar.

Foto: Nelinho Oliveira

Caetano conhece novas ferramentas contra a criminalidade -

Mais Notícias

Centro de Atenção à Saúde da Mulher será inaugurado nesta terça (27)

Centro de Atenção à Saúde da Mulher será inaugurado nesta terça (27)

Sesau presta contas na Câmara referente ao 2º quadrimestre de 2022

Sesau presta contas na Câmara referente ao 2º quadrimestre de 2022

Prefeito entrega Creche Linaldo da Silva à população

Prefeito entrega Creche Linaldo da Silva à população

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us