A obra de esgotamento sanitário, a mais importante da história de Camaçari, vai melhorar, consideravelmente, as condições de saúde, higiene e qualidade de vida da população.
O projeto é tão grandioso que o consórcio responsável pela obra na sede disponibiliza equipe especializada para tirar as dúvidas e esclarecer o cidadão a respeito dos eventuais transtornos provocados.
A iniciativa é chamada de Projeto de Trabalho Técnico Social e é dividido em dois eixos: Mobilização de Rua e Educação Ambiental. O trabalho é desempenhado por uma equipe de duas assistentes sociais, sete técnicos mais um engenheiro.
O primeiro eixo se baseia em visitas periódicas, que levam esclarecimentos sobre os possíveis danos e transtornos causados à população pelas obras.
Uma vez por semana, em parceria com as associações de moradores, as assistentes sociais e um engenheiro também realizam reuniões comunitárias, onde esclarecem dúvidas sobre a implantação da rede de saneamento, saúde e os malefícios das ligações clandestinas.
A equipe já esteve em mais de 30 localidades da sede do Município e faz visita de casa em casa. A presença do grupo também serve para aproximar o cidadão das obras, criando a consciência sobre a importância das intervenções e até estimulando o morador a acompanhar o andamento dos trabalhos.
Calcado na educação ambiental, o segundo eixo de mobilização será implantado no final do mês de outubro e tem como público-alvo professores, alunos e agentes comunitários de saúde. O objetivo é relacionar esgotamento sanitário com preservação do meio ambiente.
As assistentes sociais salientam ainda que qualquer sugestão ou reclamação deve ser informada através do telefone (71) 3627-8610.