Representantes do Colegiado de Gestão Microrregional de Saúde do Estado, região Leste, estiveram nesta sexta-feira (10/07), em Camaçari, para visitar as instalações do Hospital Geral (HGC) e a clínica Nefrovida.
O grupo pertence aos seis municípios pactuados com a Prefeitura para realização de procedimentos na área de saúde.
O encontro foi organizado com o objetivo de mostrar a estrutura de ambas as unidades e discutir melhorias na oferta de serviços.
Segundo o diretor da 2ª Dires (Diretoria Regional de Saúde da Bahia), Moacir Ramos da Silva, que também esteve presente na visita, o Estado vai avaliar, junto com os municípios, a possibilidade de aumentar os atendimentos e qualificar os serviços oferecidos nos locais.
Os serviços de saúde no HGC e Nefrovida melhoraram muito nos últimos 15 meses e a comunidade reconhece ao elogiar. Agora precisamos ampliar a oferta para que os pacientes não precisem se deslocar para Salvador, diz Moacir Ramos.
Atualmente a Nefrovida atende 121 pessoas de Camaçari, Mata de São João, Pojuca, Simões Filho, Conde, Dias DÁvila, Candeias, cidades que compõem a regional leste do Colegiado. Destes, 51 são do Município. Mensalmente, a clínica recebe cerca de 180 mil para atendimento em hemodiálise.
A proposta é criar um terceiro turno na Nefrovida. Com isso, o Município aumenta a oferta e deixa de enviar pacientes para tratamento na capital baiana, diz a secretária de Saúde da Camaçari (Sesau), Efigênia Cardoso, lembrando que outros 12 portadores de doença renal da cidade precisam se deslocar a Salvador para atendimento médico.
A secretária da Saúde de Camaçari, que preside a regional, visitou as unidades em companhia de representantes das quatro últimas cidades.

Secretária da Sesau explica funcionamento da rede municipal -