A Secretaria de Saúde de Camaçari recebe nesta sexta-feira (09/01), às 10h, o representante da Fundação Bill & Melinda Gates, Hubert Selva Nathan, e o analista de negócios da Zilics, empresa contratada pelo Município para a implantação do módulo de regulação, Rodrigo Danza.
A proposta da visita é avaliar uma das três grandes soluções de informatização da saúde no mundo, o SIGA-Saúde (Sistema Integrado de Gestão e Assistência à Saúde), que interliga, em tempo real, toda a saúde pública do Município.
O sistema está presente apenas em São Paulo, Campinas (SP) e Camaçari. Em Diadema (SP), o projeto está em fase de implantação.
Durante a visita a Camaçari, o consultor da Fundação Bill e Melinda Gates irá conhecer a Sesau, a regulação do SUS, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Gleba E, na sede, e de Monte Gordo, na orla, além da Cidade do Saber, onde acontece a recepção e apresentação do projeto SIGA-Saúde.
No Brasil, o consultor já visitou São Paulo, no último dia 7, e está hoje (08/01) em Campinas.
SIGA-Saúde
Em Camaçari, das 45 unidades de saúde do município, 44 estão interligadas através do Sistema Integrado de Gestão e Assistência à Saúde, o SIGA-Saúde. Por meio do programa, a Sesau pode avaliar as demandas de atendimento de cada unidade e o histórico clínico dos pacientes.
Um dos maiores benefícios é a descentralização da marcação de consultas, procedimentos e exames, uma vez que os pacientes podem marcar o atendimento no próprio local. O sistema permite reduzir as filas de espera e gerir recursos, como medicamentos e estoques de materiais.

Sistema informatizado já interliga 44 dos 45 postos municipais -