Teatro e palestra debatem menor e exploração sexual

Iwwa Agência
Publicado 18/05/2009 11:05:17

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infantojuvenil, comemorado nesta segunda-feira (18/05), foi marcado pela apresentação da peça teatral Flores, na Cidade do Saber Professor Raimundo Pinheiro. A iniciativa faz parte da Campanha Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes.

Depois da encenação, atores, profissionais do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), e a delegada Janaína Dore, da Delegacia Especializada de Atendimento á Mulher (Deam) debateram com os alunos de escolas públicas e privadas, e jovens atendidos por programas da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) de Camaçari, sobre violência contra crianças e adolescentes.

Para o coordenador e comissariado da Infância e da Juventude de Camaçari, Luiz Augusto Figueiredo, a escola tem um papel importante na identificação de menores, vítimas de violência, que percebe as mudanças de comportamento do aluno e aciona o conselho tutelar.

De acordo com os coordenadores do Conselho Tutelar da sede e da orla, Domingas Magalhães e Romilson Silva, a média diária de denúncias feitas ao órgão chega a 30 ligações.

A psicóloga do Creas, Rejane Brandão, diz que mais ações preventivas que alertem sobre a importância da denúncia serão realizadas. “As pessoas precisam ter ciência de que o abuso e a exploração às crianças e adolescentes existem e que as denúncias quebram esse ciclo de violência”, garante.

O aluno da escola Edgar Santos, Yuri de Jesus Silva, garante que agora ficará atento e não admitirá nenhum tipo de violência a menores. “A peça e o debate foram muito proveitosos. Agora sei como as vítimas de violência se comportam e como devo proceder para ajudar”, diz.

Camaçari possui ampla rede de apoio à criança e adolescente vítima de violência, composta pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), o Conselho Tutelar e o Juizado de Menores, além de diversas escolas do Município, parceiros na rede de enfretamento à violência contra menores.

Para fazer denúncias basta ligar para 08002847744 ou para o Disque Denúncia 100.

Foto: Carol Garcia

Depois a encenação, alunos debateram sobre violência -

Mais Notícias

Desfiles de blocos animam o último dia do Festival de Arembepe 2023

Desfiles de blocos animam o último dia do Festival de Arembepe 2023

Encontro dos Povos de Matrizes Africanas acontece no Teatro Alberto Martins nesta terça-feira (21)

Encontro dos Povos de Matrizes Africanas acontece no Teatro Alberto...

SESAU Fila Zero contabiliza 2.469 cirurgias eletivas realizadas

SESAU Fila Zero contabiliza 2.469 cirurgias eletivas realizadas

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us