As cooperativas de táxi, transporte alternativo e os taxistas de Camaçari têm até o dia 20 de fevereiro para abrir processo de renovação do alvará, referente ao exercício 2009.
Sem o licenciamento, não é possível exercer a atividade. A abertura do processo deve ser feita apenas na Central de Atendimento do Município da sede, localizada no Centro Administrativo.
É necessário preencher requerimento e apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), Certificado de Registro do Veículo, alvará de 2008, e certificados do Ibametro.
O interessado também deve entregar uma foto 3X4, cópia da carteira nacional de habilitação, certidão negativa obtida junto ao Detran, antecedentes criminais, certificado da entidade representativa com nome completo, local e horário que exerce a atividade.
Para fazer a renovação, ainda é preciso o pagamento das taxas de alvará e de vistoria, ambos no valor de R$ 13,39. De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte (STT), o procedimento é importante tanto para os motoristas quanto para os passageiros que terão um serviço com mais qualidade e segurança.
Para Valdecio Fernandes, da Cooperativa Pólo Táxi, é fundamental que o motorista mantenha toda documentação regularizada. Se o alvará não tiver atualizado o motorista não consegue nenhuma isenção, além de perder a credibilidade junto aos clientes.
Camaçari tem, atualmente, 358 motoristas cadastrados junto a quatro cooperativas a Fone Táxi, Transpólo, Coopertaxi e a Pólo Táxi. No serviço alternativo, são 149 profissionais.
VISTORIA
A vistoria dos veículos está organizada de acordo com a placa. Os carros com a placa final 1 e 2 devem fazer a inspeção entre os dias 2 e 6 de março e placa 3 e 4 de 9 a 13 de março. Os veículos com final 5 e 6 estão programados para 16 a 20, os com final 7 entre 23 e 27 de março e os que terminam em 8, 9 e 0 devem fazer a revisão de 30 de março a 3 de abril.
Quem perder o prazo ainda terá mais uma chance para a vistoria entre os dias 6 e 10 de abril. O atendimento é realizado na STT de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h30.
A falta da vistoria no veículo e da renovação do alvará de permissão implica em multa de R$ 155,41, de acordo com a lei número 9.503, que institui o Código de Trânsito Brasileiro.

Primeira etapa do licenciamento é feita na CAM da sede -