SUS de Camaçari realiza biópsia

Iwwa Agência
Publicado 20/01/2012 03:01:55

A Sesau (Secretaria da Saúde), por meio do Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari), começou a oferecer sexta-feira (20/01) o serviço de biópsia para pacientes com suspeita de câncer de próstata. O exame é realizado através do novo equipamento de alta tecnologia adquirido pela Prefeitura, denominado Pistola de Core Biopsy.

O procedimento é realizado via ultra-sonografia retal e sob efeito de anestesia local ou sedação. Na oportunidade, são retirados 12 fragmentos da próstata, que são enviados para estudo de anatomia patológica em laboratório especializado. Em um prazo de 15 a 21 dias, é conhecido o resultado.
O procedimento, assim como o exame de toque – o PSA (exame de sangue, que diagnostica alguns tipos de câncer) – e a ultra-sonografia trans-retal são considerados fundamentais para a conclusão do diagnóstico de câncer. 

De acordo com o médico urologista Ronaldo Barros, se o exame der positivo, o paciente é encaminhado para uma equipe multidisciplinar. Ainda segundo o especialista, os procedimentos mais comuns são cirurgia, radioterapia ou tratamento hormonal. 

“A iniciativa é mais uma conquista para os usuários do serviço de saúde do Município, além de ser, para os profissionais da rede de saúde, uma de maneira plena e satisfatória de conduzir os tratamentos”, finaliza.  

UTILIDADE

Com a aquisição do equipamento os pacientes com suspeita da doença não vão mais precisar se deslocar para outras cidades para realizar o exame. O autônomo Domingo da Costa, 51 anos, que detectou alteração na próstata quando participou do mutirão contra a doença realizado pela Sesau em 2011, comemora a iniciativa. “A Prefeitura de Camaçari mais uma vez sai na frente e promove a melhoria na saúde das pessoas”, salienta.   

A coleta do material será realizada sempre às sextas-feiras à tarde, contemplando quatro usuários por vez. Antes de passar pelo procedimento, a pessoa precisa se dirigir ao Ceonc, às quartas-feiras, das 8h às 13h, apresentando documentos pessoais mais exames previamente realizados. Em seguida, será orientado por uma equipe multiprofissional, que fará uma pré-consulta e a marcação da biópsia.

Slideshow | 2 fotos

SUS de Camaçari realiza biópsia

Mais Notícias

Camaçari é destaque em Seminário sobre o Casa Verde e Amarela

Camaçari é destaque em Seminário sobre o Casa Verde e Amarela

Sesau lança o projeto Conviver com Sorriso

Sesau lança o projeto Conviver com Sorriso

ISSM realiza treinamento sobre Pró-Gestão RPPS

ISSM realiza treinamento sobre Pró-Gestão RPPS

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.