Na tarde de terça-feira (14/02), o superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura do Estado da Bahia, Adalberto Santos, conheceu as dependências e serviços prestados pela Cidade do Saber, um dos maiores centros de inclusão social da América Latina e que no mês de março completa cinco anos.
A visita teve como intenção conhecer o equipamento público e analisar possibilidades de criação de parcerias entre o governo municipal e estadual para o desenvolvimento de projetos na área cultural.
Na oportunidade, a diretora da Cidade do Saber, Ana Lúcia Silveira, explicou como funciona o complexo, além de apresentar as ações realizadas com as comunidades da sede e orla, a exemplo dos cursos e das oficinas. Também foi tema da conversa a Orquestra Sinfônica Popular Brasileira de Camaçari, parte do programa de Iniciação Musical do Município, e o Ponto Móvel, projeto que consiste em levar as atividades da Cidade do Saber para localidades mais distantes.
Após a conversa, o superintendente, acompanhado da diretora de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado, Juliana Kauark, do secretário e subsecretária da Cultura (Secult) de Camaçari, Vital Vasconcelos e Elisangela Sena, respectivamente, visitou as salas de aulas e o Teatro, considerado o segundo maior da Bahia.
No núcleo de música, os visitantes foram contemplados com a apresentação do grupo Eu e Sofia, formado pelos alunos de violão Adriano Nascimento e Neto Menezes e pela vocalista, aluna do núcleo de idiomas, Jamily Diwlay. A comitiva conheceu ainda a brinquedoteca e a gibiteca, espaços destinados para crianças menores de seis anos. Passou também pelo Unica, museu de Ciência e Tecnologia, único na Bahia.
Ao término do passeio, Adalberto Santos se declarou encantando com o espaço e planejou encontros com os gestores municipais para a troca de experiências e para compartilhar o modelo de gestão da Cidade do Saber, considerado exitoso pelo superintendente. “A criação, conservação e serviços oferecidos pelo complexo são maravilhosos e refletem a preocupação da administração pública com a população”, salientou.