A Superintendência de Trânsito e Transporte (STT) realiza, desde o começo deste mês, a vistoria anual na frota de ônibus que circula na sede e orla do Município. A inspeção é realizada no pátio da SST e segue até a sexta-feira (29/04).
Cerca de 200 veículos de médio porte e grande porte serão fiscalizados. O objetivo da ação é garantir a segurança dos usuários e avaliar a funcionalidade da frota.
Durante a inspeção são averiguadas a documentação do veículo, além dos quesitos inspeção externa e interna e sistemas mecânico e elétrico, a exemplo de pneus, chassi, espelho retrovisor, banco, limpeza, extintor de incêndio, janela de emergência, buzina, direção, freio, dentre outros.
Para o superintendente da STT, Anderson Santos, a ação proporciona um transporte público com mais segurança e qualidade para os usuários. Além da vistoria anual, também é realizado um acompanhamento trimestral da frota, segundo o superintendente.
Os veículos reprovados pela vistoria serão retirados de circulação e a empresa terá um prazo de 48 horas para sanar os problemas, sem causar prejuízos ao usuário. A empresa que não fizer a vistoria no tempo hábil sofrerá as penalidades previstas na lei.
Para dar mais transparência ao processo, a vistoria dos veículos foi acompanhada pelo subprocurador do Município, Jeffiton Ramos, e o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor de Camaçari, Luciano Pitta.
“As exigências da administração municipal fazem com que o transporte público em Camaçari esteja muito melhor, afirmou o presidente da empresa Cooperunião”, Manoel Araújo.
A STT está fiscalizando os ônibus das empresas VCI (Viação Cdade Industrial), além das cooperativas Cooastac (Cooperativa de Transportes Alternativo e Empresarial de Camaçari), Cooprotac (Cooperativa de Transportes Auxiliar Complementar de Camaçari), Cooperunião (Cooperativa União de Transportes) e Cooperkombi (Cooperativa de Transportes de Kombi de Camaçari).