Todas as 145 conduções alternativas de passageiros que rodam em Camaçari são fiscalizadas regularmente e equipadas com tacógrafo – instrumento que registra a velocidade e o tempo de viagem do veículo.
De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte do Município (STT), quando um motorista é flagrado dirigindo em alta velocidade é multado, além de ser devidamente punido pela cooperativa.
Camaçari possui, atualmente, cinco associações cadastradas, a Cooperkombi, Transrodotur, Astac e Cooprotac. Quem quiser prestar queixa pode ligar para os telefones 0800-2854030, (71) 3622-7736 ou ir pessoalmente a STT.
No ano passado, não foi registrado nenhum acidente envolvendo transporte alternativo nas estradas de responsabilidade do Município. Ainda assim, o órgão vai reforçar as medidas de segurança para a população que utiliza esse tipo de condução e evitar que acidente, como o ocorrido no último final de semana, no quilômetro 17 da estrada Cetrel, volte a acontecer.
O veículo, que estava com a documentação correta, inclusive vistoriado pela STT, fazia viagem particular para a cidade de Irará. A superintendência lamenta o acontecido e aguarda o resultado da perícia. O micro-ônibus está no pátio da Policia Rodoviária Estadual (PRE), localizado na BA-535, conhecida como via Parafuso.