A partir de segunda-feira (10/12) está proibida a circulação, a parada e o estacionamento de veículos no calçadão da rua Castro Alves, mais conhecida como calçadão do antigo Camelódromo.
A medida foi oficializada nesta quinta-feira (06/12) pela STT (Superintendência de Trânsito e Transporte), através da Portaria de número 293/2012.
Para informar a população e comerciantes, agentes de trânsito realizaram hoje um trabalho educativo na região com distribuição de comunicado oficial sobre a portaria. A iniciativa prossegue na sexta-feira (07/12) e tem objetivo de alertar sobre a nova medida.
O vendedor ambulante Fernando Filho foi uma das pessoas a aprovar a medida. “Acho uma ótima iniciativa. Não custa nada para nós comerciantes deixarmos o veículo estacionado no local correto. Realmente, esse espaço é destinado apenas para os pedestres”, destacou.
Gerente de uma loja de instrumentos, Wilson Oliveira observou que a nova medida do governo beneficia todos. “As pessoas poderão transitar aqui com mais segurança e consequentemente teremos mais clientes”, disse ele, ao lembrar que muitas pessoas evitam passar no calçadão por conta do trânsito de veículos.
A dona de casa Josenita Santos, moradora do bairro Verdes Horizontes, costuma transitar no local diariamente. Ela destacou a importância da iniciativa. “Acho muito válido. Realmente é complicado passar por aqui com os carros estacionados e motoqueiros utilizando o calçadão para cortar caminho. Espero que todos respeitem a nova medida”.
A portaria que proíbe a circulação de veículos no local facilita e torna o tráfego mais seguro para os pedestres, assim como faz com que o espaço mais estruturado para os vendedores ambulantes. “Este calçadão não foi criado para circulação de veículos tanto que, em função da circulação inapropriada, o piso está bastante danificado”, destacou o gerente de trânsito da STT, Nilson Almeida.
De acordo com o gerente, a partir de segunda-feira (10/12), a STT inicia o trabalho de fiscalização e os proprietários de veículos, bem como as pessoas que não respeitarem a nova lei, serão notificados e terão o veiculo retido.

Calçadão do antigo Camelódromo de Camaçari -