Desde segunda-feira (01/06), os moradores de Arembepe, Barra do Jacuípe e Barra do Pojuca estão sendo atendidos pelas cooperativas de transporte Cooperkombi, Cooperunião e Transrodotur. A decisão ocorreu por conta da saída da empresa de ônibus Costa dos Coqueiros, que também atendia as localidades.
De acordo com o superintendente de Trânsito e Transportes (STT) de Camaçari, João de Araújo, mesmo após diversas reuniões com a Prefeitura, a empresa decidiu sair dos roteiros, alegando prejuízos financeiros.
No último dia 22, a Costa dos Coqueiros enviou ofício à STT informando a decisão de que só rodaria até o dia 31 de maio. João de Araújo falou que a Superintendência está realizando contatos com empresas que desejam fazer as rotas.
Na segunda-feira (01/06), a STT realizou reunião com as comunidades para informar a mudança. Na ocasião, foi escolhida uma comissão de moradores para acompanhar a situação. No prazo de 15 dias, um novo encontro vai acontecer para avaliar como está a prestação do serviço.
Agora, os moradores de Barra do Pojuca, Arembepe e Barra do Jacuípe contam com 66 carros para atender os roteiros entre a orla e a sede de Camaçari. Antes, os veículos saiam a cada 30 minutos. Agora, o intervalo é de 10 minutos. Além de aumentar a quantidade de veículos, a STT aumentou a fiscalização.
O superintendente disse que para garantir mais segurança aos usuários, a Prefeitura está fazendo vistoria nos veículos, agendadas e de surpresa. Ele acrescentou que não descarta a possibilidade de retorno da Costa dos Coqueiros e está preparando para licitar o transporte público coletivo do Município.