A STT (Superintendência de Trânsito e Transporte) concluiu a vistoria dos veículos da frota do transporte público de Camaçari. No total, foram vistoriados 109 ônibus das empresa VCI (Viação Cidade Industrial) e das cooperativas CooperUnião Orla e Cooastac (Cooperativa de Transporte Alternativo de Camaçari).
De acordo com a STT, 15 dos 70 veículos das cooperativas foram reprovados por apresentaram irregularidades, como a falta de aferição do tacógrafo, realizada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial), e falha de componentes elétricos.
As cooperativas terão que reparar as irregularidades e apresentar os ônibus devidamente legalizados a STT até o dia 30 de setembro. Os 39 ônibus da VCI não apresentaram irregularidades.
Para a moradora de Arembepe Sueli Silva, a medida é importante para garantir mais segurança e tranquilidade aos passageiros. A dona de casa utiliza o sistema de transporte público duas vezes por semana para se deslocar até a sede do Município.
O caseiro Adonias dos Santos, que mora em Jorrinho, zona rural do Município, também compartilha da mesma opinião. “A fiscalização dos transportes públicos é importante para coibir irregularidades e garantir segurança para os usuários do serviço”, avalia.
A vistoria dos ônibus que integram a frota do transporte público de Camaçari é realizada anualmente pela STT e tem como objetivo inspecionar os equipamentos mecânicos e verificar se os coletivos estão dentro das normas de segurança exigidas para o transporte de passageiros.
Durante a vistoria, realizada por um técnico em mecânica do Departamento de Transporte da STT, são avaliados itens de segurança como o tacógrafo, aparelho que mede o horário e quilometragem do veículo, extintor de incêndio, pneus, cinto de segurança dos usuários de cadeira de rodas, além de equipamentos mecânicos como o estabilizador, amortecedor e o braço de direção.
Segundo a STT, as empresas que descumprirem o prazo estipulado para normalizar as pendências apresentadas nas vistorias terão os veículos retidos até a regularização.