STT discute atendimento ao idoso

Iwwa Agência
Publicado 14/06/2011 04:06:11

Visando proporcionar um transporte público mais digno e de qualidade para os idosos do Município, a Superintendência do Trânsito e Transporte (STT) reuniu, na tarde desta terça-feira (14/06), representantes das cooperativas que possuem concessão para circular na cidade.

A STT pretende, juntamente com as cooperativas, promover cursos de Relações Interpessoais e de Atendimento ao Público para qualificar o serviço prestado aos usuários. Reclamações poderão ser feitas através dos números 08002854030 e 3622-7726. 

Preocupada em garantir os direitos dos idosos, a Superintendência também tem fiscalizado e punido os permissionários que desrespeitam os usuários com idade a partir de 65 anos, assim como os que realizam a má condução dos veículos. Somente este mês, já foram apreendidos 11 veículos e sete funcionários foram excluídos dos serviços de transporte do Município.

De acordo com o superintendente da STT, Anderson Santos, “as ações pretendem reprimir os maus tratos e cobrar das empresas o cumprimento do Estatuto do Idoso”. Ainda segundo o superintendente, qualquer irregularidade deve ser denunciada à Ouvidoria do órgão para que as medidas cabíveis possam ser tomadas.

Participaram da reunião o diretor de Transporte da STT, Antônio Jambeiro, representantes das empresas VCI (Viação Cidade Industrial), da Cooastac (Cooperativa de Transportes Alternativo e Empresarial de Camaçari), Cooprotac (Cooperativa de Transportes Auxiliar Complementar de Camaçari), Cooperunião (Cooperativa União de Transportes) e Cooperkombi (Cooperativa de Transportes de Kombi de Camaçari).

ESTATUTO DO IDOSO

Regido pela Lei nº 10.741/2003, o Estatuto determina que maiores de 65 anos têm direito ao transporte público coletivo gratuito.

Antes do Estatuto, apenas algumas cidades garantiam esse benefício aos idosos. A carteira de identidade é o comprovante exigido. Nos veículos de transporte coletivo é obrigatória a reserva de 10% dos assentos para os idosos, com aviso legível.

Nos transportes coletivos interestaduais, o Estatuto garante a reserva de duas vagas gratuitas em cada veículo para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Se o número de idosos exceder o previsto, eles devem ter 50% de desconto no valor da passagem, considerando-se sua renda.

Foto: Nelinho Oliveira

Reunião propôs melhorias no transporte do idoso -

Mais Notícias

Seduc realiza encontro com famílias de estudantes atendidos com cuidadores

Seduc realiza encontro com famílias de estudantes atendidos com cui...

Seduc inicia oferta de Oficina de Libras nas escolas municipais onde há alunos surdos

Seduc inicia oferta de Oficina de Libras nas escolas municipais ond...

Operação Semáforo da STT é aprovada pela população  

Operação Semáforo da STT é aprovada pela população  

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.