Soma realiza roda de conversa em celebração ao Dia da Visibilidade Trans

ASCOM
Publicado 28/01/2022 06:01:30

Em alusão ao Dia da Visibilidade Trans, celebrado no dia 29 de Janeiro, o Núcleo de Políticas Públicas de Cidadania e Direitos de LGBTQIA+ (Soma) realizou na tarde desta sexta-feira (28/1) uma roda de conversa com o tema Avanços e Conquistas da Comunidade Trans em Camaçari.

Na ocasião, o coordenador do Soma, Carlos Silva, destacou que o Brasil está em primeiro lugar entre os países que mais mata pessoas trans no mundo. Por conta disso, segundo ele, é mais do que necessário falar sobre a diversidade, ouvir as necessidades e garantir os direitos deste público específico. “Com este cenário, nós do Soma estamos reafirmando o posicionamento em apoio às lutas contra toda forma de preconceito e opressão. E a luta contra a transfobia faz parte do nosso enfrentamento em busca da igualdade”, disse.

Homem trans, Michel de Castro, 25 anos, falou da necessidade de abordar pautas relacionadas ao público trans e debater questões que buscam respeito e melhorias para a classe. “Essa é uma data muito importante. Ficamos invisíveis por muito tempo e agora estão surgindo novas oportunidades para nós, que somos pessoas trans”, pontuou.

Moradora do bairro da Gleba C, Paloma de Oliveira, 39 anos, é uma mulher trans e afirmou que o Dia da Visibilidade Trans é um sinônimo de conquista. “Esse dia sem dúvida é uma conquista, considerando o nosso histórico de luta pela garantia dos nossos direitos”, falou.

Em 29 de janeiro de 2004, travestis, mulheres e homens trans de diversas partes do país foram até Brasília para lançar a campanha Travesti e Respeito, para promover a cidadania e o respeito entre as pessoas e para mostrar a relevância das ações desse grupo no Congresso Nacional. A partir desta data foi instituído o Dia da Visibilidade Trans.

Mais Notícias

Sedes promove tarde de circo para idosos do Conviver neste sábado (28)

Sedes promove tarde de circo para idosos do Conviver neste sábado (28)

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica em Camaçari

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.