Software mapeia dados econômicos

Iwwa Agência
Publicado 01/07/2010 05:07:06

Com o início das operações do Programa de Recadastramento de Atividades (Recad), a Prefeitura de Camaçari poderá realizar o mapeamento dos segmentos econômicos mais significativos do Município, a exemplo dos setores de serviços, comércio e indústria.

No momento, o Projeto de Lei que regulamenta o Programa aguarda aprovação da Câmara Municipal de Vereadores.

De acordo com o secretário da Fazenda (Sefaz), Paulo Cézar Gomes, o objetivo do Recad é atualizar as informações das empresas que possuem Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) do Município e, em cima dos dados obtidos, melhorar e aperfeiçoar a política tributária da cidade.

Ainda segundo com o secretário, uma média de 15 mil empresas possui o CNPJ de Camaçari. Desse conjunto, mais de quatro mil não estão inscritas no Cadastro Geral de Atividades (CGA) do Município.

O Recad, lançado em maio deste ano, é um software desenvolvido por técnicos da Sefaz que evita transtornos como a ausência de registro de empresas e de profissionais no arquivo público da administração municipal.

Assim que for aprovado o Projeto de Lei terá início o cadastramento no Recad, que irá acontecer em dois instantes. No primeiro, a empresa deverá fazer o cadastro através do site www.sefaz.camacari.ba.gov.br ou na Sefaz.

O segundo momento é para apresentação e comprovação de documentos na Coordenação de Cadastros da Secretaria.

Aqueles que não realizarem o cadastramento no Recad estarão sujeitos a penalidades, como multa, impedimento de participar de licitações no Município e a não renovação do alvará de funcionamento.

 CAPACITAÇÃO

Após a divulgação do Programa de Recadastramento, a Secretaria da Fazenda ofereceu treinamento para escritórios de contabilidade. A proposta foi apresentar e ensinar como usar a ferramenta.

A capacitação aconteceu para mais de 40 representantes de escritórios de contabilidade, divididos em três turmas.

Na ocasião, os participantes sugeriram algumas mudanças no sistema, que foram avaliadas e adequadas pelos técnicos da Secretaria.

Slideshow | 2 fotos

Software mapeia dados econômicos

Mais Notícias

Secult se reúne com agentes culturais em visita à Lagoa da Paz

Secult se reúne com agentes culturais em visita à Lagoa da Paz

Observatório de Dados é lançado pela Secult

Observatório de Dados é lançado pela Secult

Gestoras se reúnem para dialogar sobre o Horto Florestal

Gestoras se reúnem para dialogar sobre o Horto Florestal

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.