O ano letivo já começou para coordenadores, diretores e professores das escolas municipais de Camaçari.
Até sexta-feira (06/02), a equipe da Secretaria Municipal da Educação (Seduc) participa da quinta edição da Jornada Pedagógica, que este ano traz o tema A Escola como Ambiente de Aprendizagem.
O sociólogo mineiro, João Batista dos Mares Guia, que participa do evento defende a formação continuada do professor e o acompanhamento, com avaliação periódica, dos conteúdos aplicados em sala de aula. A Jornada Pedagógica acontece durante o dia, na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro.
A infra-estrutura e os recursos técnicos empregados nas escolas municipais de Camaçari são invejáveis, um dos melhores do país. Acredito que a realização da Jornada Pedagógica é um passo importante na aplicação do conhecimento, diz João Batista, que a partir de agora irá trabalhar com a Seduc para avaliar permanentemente o ensino.
Josenéia Silva Costa, professora da escola Tancredo Neves, marca presença no evento pelo segundo ano consecutivo. A jornada é o momento que mais aprendo sobre educação. O que vejo aqui transmito para os alunos.
As temáticas apresentadas são o principal atrativo para Nilo César Valejo, da escola Américo Ferreira de Souza, em Barra do Pojuca. Para o docente, o conhecimento é obtido de forma processual e por isso, exige que todos os educadores se capacitem constantemente.
Paralela às palestras na Cidade do Saber, os professores estarão na Casa do Trabalho para planejamento escolar.
Na sexta-feira (06/02), último dia da jornada, docentes, gestores e coordenadores se reúnem durante os três turnos nas unidades escolares para discutirem o tema Organização e Planejamento do Trabalho Pedagógico na Escola.

João Batista é defensor da formação continuada do professor -