Melhorar a qualidade do transporte coletivo e trazer mais segurança, conforto, diversão e comodidade aos usuários.
Com esta proposta, o Programa Ônibus Legal de Mobilidade Urbana foi apresentado na manhã desta quarta-feira (19/08), para representantes da Prefeitura, do comércio e do transporte regular e alternativo.
O encontro aconteceu na Secretaria do Governo (Segov), e foi apresentado pela empresa G3VB, criadora do projeto. O objetivo é fazer com que as pessoas priorizem o transporte público coletivo ao invés de veículos particulares, melhorando consideravelmente a fluidez do trânsito.
O sistema equipa os ônibus com monitores e câmeras de vídeo, GPS para localização do veículo em tempo real, botões de alerta e sistema de som nos ônibus e microônibus do Município. Dentro dos veículos, os usuários têm acesso a informações de educação, saúde e utilidade pública.
A iniciativa também vai oferecer às pessoas informações via mensagem de texto no aparelho celular sobre a proximidade do ônibus a ser utilizado. Para ter acesso ao serviço, a pessoa deverá se cadastrar no site do programa.
As empresas de transportes também ganham com o ônibus Legal. Eles poderão ter o controle e rastreamento dos veículos em curso.
De acordo com a empresa, o Ônibus Legal é focado no Programa Mobilidade Urbana, gerido pelo Ministério das Cidades, que tem por intuito promover a articulação de políticas de transporte, trânsito e acessibilidade a todos.
Os secretários de Governo (Segov), Francisco Franco, de Relações Institucionais, Ademar Lopes, e de Educação (Seduc), Luiz Valter, participaram da reunião.

Projeto foi apresentado para secretários e técnicos municipais -