A marcação de consultas e exames da rede municipal de saúde está suspensa. O Siga Saúde, sistema digital utilizado para realizar o procedimento, foi invadido por hackers na manhã desta terça-feira (11/09), comprometendo o funcionamento.
Com o apoio dos profissionais do CCTGI (Coordenadoria Central de Tecnologia e Gestão da Informática), o Centro de Tecnologia em Saúde da Sesau (Secretaria da Saúde) trabalha para regularizar o Siga Saúde o mais rápido possível, no intuito de evitar mais transtornos à população. A equipe também rastreia o sistema para identificar o login, a senha e o computador utilizado para invadir o sistema.
A Sesau, através da Diretoria de Regulação do SUS (Sistema Único de Saúde) e do Centro de Tecnologia em Saúde, vai registrar um boletim de ocorrência na 18ª Delegacia Territorial do Município. O objetivo é buscar o auxílio da polícia na identificação dos autores da invasão.
O Siga Saúde permite o cadastramento e atendimento dos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). A partir do atendimento em qualquer unidade de saúde os prontuários e históricos clínicos dos pacientes ficam disponíveis em rede, com acesso em todos os postos de saúde do Município.
A agenda de marcação de consultas e exames é aberta toda terça e quinta-feira, dias em que a Sesau contabiliza mais de 4 mil atendimentos. O agendamento é realizado em 39 unidades de saúde do Município, na Central de Regulação do SUS e em um ponto extra na Policlínica do Centro.

Marcação de consultas e exames está suspensa -