Sistema avalia 18 mil alunos

Iwwa Agência
Publicado 27/11/2010 03:11:41

A Secretaria da Educação (Seduc) realizou neste sábado (27/11), a 2ª aplicação de provas do Sistema de Avaliação da Qualidade do Ensino (Siaque).

Cerca de 18 mil alunos do 5º ao 9º ano responderam 52 questões de Português e Matemática. As avaliações envolveram discentes de 70 instituições da sede e orla do Município.

O programa foi criado pela Seduc com o intuito de avaliar o nível dos estudantes e propor melhorias no processo de ensino-aprendizagem.

Com o sistema de correção informatizado, as respostas serão conferidas a partir de um cartão, no qual, cada aluno, após escolher a alternativa no caderno de questões, deve marcar sem rasuras. O documento é semelhante aos utilizados em provas de vestibulares e concursos públicos.

Na escola Luiz Pereira Costa e Angiolina Teixeira de Souza, as turmas convocadas fizeram as provas apenas no turno da manhã. Na primeira, de acordo com a diretora Elza Góes, a maioria, aproximadamente 170 estudantes de quatro turmas, compareceram.

Na Angiolina Teixeira, onde 80 estudantes realizaram as provas, a freqüência também foi satisfatória. Segundo o diretor Agnaldo Santos da Silva, 80% estiveram na instituição para a realização do exame.

Para Rebeca Veríssimo Duarte, de 11 anos, aluna do 5º ano do Luiz Pereira Costa, a prova é importante e fácil.

“É muito bom participar do processo porque assim sabemos se estamos aprendendo o que é ensinado em sala de aula”, avalia a garota, que declara a preferência pelo Português.

De acordo com o coordenador do Siaque, Fernando Eliel Lima, o resultado geral das duas avaliações contribuirá para a elaboração do planejamento pedagógico para o ano de 2011.

O Siaque foi desenvolvido pela Seduc e realizado pela primeira vez no segundo semestre de 2008, em 11 escolas do Município. A partir de 2009, as provas foram aplicadas em todas as unidades de ensino de Camaçari.

O Siaque é realizado anualmente, em anos pares, e semestralmente, nos anos ímpares, em função das avaliações da Provinha Brasil.

Slideshow | 2 fotos

Sistema avalia 18 mil alunos

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segunda dose neste sábado (25)

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segund...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado para empréstimo

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.