Simpósio discute Biossegurança

Iwwa Agência
Publicado 01/09/2010 02:09:18

Cerca de 30 profissionais de saúde que atuam nas unidades de Camaçari participaram nesta quarta-feira (01/09), do 1º Simpósio Municipal de Biossegurança.

O evento visa a capacitação dos profissionais e a segurança de usuários e funcionários do sistema de saúde.

A palestra foi ministrada pela bióloga, mestra em saúde coletiva e consultora de biossegurança em Saúde, Liliana Donatelli.

Durante a explanação ela explicou os fundamentos da biossegurança, conceitos, histórico e legislação.

De acordo com a bióloga, o controle de infecções é fruto de um conjunto de ações que devem unir conhecimento, equipamentos e capacitação constante.

Por compartilhar do mesmo pensamento, “a administração municipal tem equipado as unidades de saúde da cidade e investido na qualificação dos profissionais”, explicou o secretário da Saúde de Camaçari, Camilo Pinto.

A técnica de enfermagem Silvana da Mota, 42 anos, que trabalha no Centro de Oncologia de Camaçari (Ceonc), gostou da iniciativa da Prefeitura. Ela também acredita que em relação ao comportamento dos profissionais de saúde “nunca é demais ter cuidado, atenção e segurança”.     

Durante o encontro foi explicada também a importância do manuseio correto de equipamentos, como autoclaves e aparelho de raio x, para evitar contaminações de médicos e pacientes, além de danos materiais.

Desta forma, a Secretaria da Saúde (Sesau) consegue proteger os funcionários de possíveis riscos à saúde e reduzir os custos com manutenção dos equipamentos.

Dados da Sesau apontam que, por mês, são gastos aproximadamente R$ 30 mil com manutenção de equipamentos. Cerca de 60% do custo é em função do mau uso dos aparelhos médicos.   

O simpósio é uma realização da Prefeitura de Camaçari, através da Sesau, em parceria com as empresas Mercap e Cristófoli.

O evento foi realizado no auditório 4 da Cidade do Saber.

Foto: Adeilson Carvalho

Servidores da saúde aprenderam sobre Biossegurança -

Mais Notícias

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra Covid em Camaçari

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra C...

Equipes da prefeitura visitam áreas atingidas pela chuva neste domingo (5/12)

Equipes da prefeitura visitam áreas atingidas pela chuva neste domi...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.