Siga Saúde interliga postos médicos do Município

Iwwa Agência
Publicado 16/09/2008 10:09:43

Das 45 unidades de saúde de Camaçari, 43 estão interligadas através do Sistema Integrado de Gestão e Assistência à Saúde, o Siga Saúde, que permite a gestão de informações e complementa a assistência aos usuários do SUS.

Até o final do mês, as unidades de Coqueiro de Monte Gordo e Cajazeira de Abrantes, na orla, estarão integradas à rede.

Por meio do programa, a Secretaria da Saúde (Sesau) do Município pode avaliar as demandas de atendimento de cada unidade e o histórico clínico dos pacientes. Com a integração, além da agilidade na consulta, o paciente pode contar com um diagnóstico mais preciso, uma vez que a equipe médica tem acesso aos relatórios médicos.

Um dos principais objetivos é a descentralização da marcação, procedimentos e exames. Desde junho, as pessoas podem marcar as consultas para especialidades como clínica-geral, ginecologia e pediatria nas unidades de saúde dos bairros.

As vantagens do projeto chegam também aos prestadores de serviços terceirizados ligados ao SUS (Sistema Único de Saúde), também interligados ao Siga, podendo verificar os pacientes marcados, além de ganhar agilidade no faturamento dos serviços.

CARTÃO
Após os atendimentos diários, as informações dos prontuários médicos são colocadas no sistema, que funciona integrado com o Cartão Municipal de Saúde, feito para identificar o paciente. O cartão já foi distribuído para mais de 150 mil pessoas, entre moradores de Camaçari e cidades vizinhas.

Para quem ainda não tem, basta informar dados pessoais para ser localizado no sistema. O cartão pode ser confeccionado em qualquer unidade de saúde do Município.

O Siga Saúde é um programa desenvolvido para integrar as informações das unidades públicas de atendimento em Saúde, formando um sistema integrado e distribuído, com base de dados unificada e que permite agilizar o atendimento, reduzir filas, facilitar o trabalho dos profissionais de saúde e, conseqüentemente, diminuir custos.

Foto: Nelinho Oliveira / Arquivo

Cartão melhora atendimento ao paciente do SUS -

Mais Notícias

Prefeito Elinaldo leva pleitos do Esporte e do Social ao Ministério da Cidadania

Prefeito Elinaldo leva pleitos do Esporte e do Social ao Ministério...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 3 de agosto de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 3 de agosto de 2021

Sedes inicia pagamento da 2ª parcela do Auxílio Cultura Todo Dia

Sedes inicia pagamento da 2ª parcela do Auxílio Cultura Todo Dia

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.