Os procedimentos para marcação de consultas médicas ficaram mais fáceis em Camaçari, com a implantação do SIGA Saúde.
O programa de gerenciamento da rede informatizada dos postos tem o objetivo de prover um sistema de informação integrado, voltado para gestão plena do SUS (Sistema Único de Saúde).
Por meio do software, a Secretaria da Saúde (Sesau) do Município avalia as demandas de atendimento de cada unidade, traça um perfil epidemiológico do Município e faz um histórico clínico dos pacientes.
Com as informações armazenadas no computador sobre o paciente, o sistema além de agilizar o atendimento e reduzir o tempo de espera, garante um diagnóstico mais preciso, uma vez que a equipe médica tem acesso aos prontuários.
Uma das grandes vantagens é a descentralização da marcação de consultas, procedimentos e exames. Antes tudo era feito através da Central de Regulação do SUS, mas hoje, o usuário pode fazer a solicitação na própria unidade referenciada, informa o coordenador de informatização da Sesau, Nacles Bernardino Pirajá Gomes.
Os benefícios do programa chegam também aos prestadores terceirizados do SUS, uma vez que, interligados ao sistema, podem verificar os pacientes marcados.
O SIGA Saúde funciona em todos os cinco Pronto-Atendimentos (PAs), nas nove Unidades Básicas (UBS), no Hospital Geral de Camaçari (HGC), na unidade do Programa DST/Aids, no Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), e na Unidade de Saúde Escolar, localizada no Caic (Centro de Atendimento Integrado a Criança e ao Adolescente).
O sistema interliga também, 22 das 24 Unidades de Saúde da Família (USFs), exceto nas de Jauá e Coqueiro de Monte Gordo, na orla, onde começa a funcionar até o final de setembro.
Implantado em 2005, o SIGA Saúde é resultado de parceria com a Secretaria da Saúde do município de São Paulo. O custo para o Município é com o pagamento dos dois profissionais que operacionalizam o sistema.
Por ser um website, o material está disponível na internet, através do endereço http//siga.camacari.com.br:8080/sms. Deste modo, os profissionais podem acessá-lo a qualquer momento, bastando ter um computador que esteja conectado à rede municipal. O servidor fica na Coordenadoria Central de Tecnologia e Gestão da Informação (CCTGI).
CARTÃO
Após os atendimentos diários, as informações dos prontuários médicos são colocadas no sistema, que funciona integrado com o Cartão Municipal de Saúde, feito para identificar o paciente.
No momento, a Sesau está fazendo visitas domiciliares para revisar os endereços e cadastros dos usuários. O objetivo é garantir a emissão do cartão apenas para os moradores da cidade.
O cartão é disponibilizado pela central de Cadastramento do Usuário do SUS (CADSUS), que fica na rua Ponciano de Oliveira, nº 3, Centro, próximo a Escola Normal.

Sistema agiliza atendimento e reduz o tempo de espera -