Foi uma noite à altura da importância e do significado da homenageada para Camaçari. A população do Município – muita gente vestida a rigor bateu palmas, e demoradas, para os shows que marcaram os 2 anos de fundação da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro.
Motivos não faltam para um evento tão especial. Apesar da pouca idade, a instituição desenvolve atividades diversas de cultura e esporte para mais de 13 mil pessoas e já prestou mais de 130 mil atendimentos.
Para comemorar marcas tão expressivas, o complexo, oficialmente inaugurado em 22 de março de 2007, exibiu um pouco do que oferece à comunidade.
Foram performances em ginástica rítmica, balé, karatê, futsal e vôlei, que arrancaram aplausos de uma platéia entusiasmada com o que via. Tudo, evidentemente, encenado por alunos da instituição, considerada um dos mais conceituados centros de inclusão social da América Latina.
Falar da Cidade do Saber é lembrar o teatro. E o evento da noite de sexta-feira (27/03) foi uma ótima peça, muito bem dirigida, com roteiro apurado e argumento baseado na realidade de Camaçari.
Dois casais de coringas e de apresentadores, todos da terra e formados na instituição, comandaram o espetáculo.
Um texto com reflexões sobre o bom jornalismo deu início ao evento, no qual o site Camaçari Notícias entregou à Cidade do Saber o prêmio Orgulho de Camaçari, escolhido através de enquete, feita pelo veículo de comunicação, um dos mais influentes do Município.
Emocionado, o prefeito Luiz Caetano, citado no evento como o homem cuja realização de um sonho tem ajudado a concretizar o sonho de milhares de outras pessoas, elogiou o site pela iniciativa e agradeceu a população pela escolha. Agora, além do pólo e da nossa orla marítima, temos mais um motivo para nos orgulharmos de Camaçari.
A diretora da Cidade do Saber, Ana Lúcia Silveira, disse ter orgulho de coordenar um projeto de tamanha magnitude. Esta é também a Cidade da Gente, acrescentou, cheia de felicidade.
Para completar a noite, duas merecidas homenagens. Uma póstuma, prestada ao professor de pintura Agenor Oliveira, que faleceu há poucos dias. A outra à presidente da Câmara Municipal, vereadora Luiza Maia, pela iniciativa de implantação da TV Câmara, primeira do interior da Bahia, que está no ar desde o início do ano.
As comemorações, depois de fechadas as cortinas, se estenderam no foyer do teatro, onde centenas de pessoas interagiram e conversaram em animado coquetel.
Pois é, a Cidade do Saber está fazendo aniversário, a festa foi muito boa, mas quem está mesmo de parabéns é a população de Camaçari, que tem a felicidade de dispor de um projeto tão grandioso. Felicidade e vida longa à Cidade da Gente.
O curso de balé é um dos orgulhos do centro -