Show marca Dia da Consciência Negra

Iwwa Agência
Publicado 19/11/2013 06:11:18

O concerto da Orquestra Afro Sinfônica, nesta quarta-feira (20/11), Dia da Consciência Negra (20/11), marca as comemorações do movimento Novembro Negro em Camaçari. A apresentação será no Teatro da Cidade do Saber, às 19h, sob a regência do maestro Ubiratan Marques. A entrada é gratuita.

Composta por 27 músicos, entre instrumentistas e cantores, a orquestra trará para a população um som produzido por instrumentos clássicos e populares, como atabaques, congas e agogôs.

O evento cultural está entre as atividades do Novembro Negro Camaçari, que se iniciou no último dia 14 e segue até o dia 30 deste mês, com o tema Educação, Memória e Ancestralidade. Durante o período, têm sido ministradas palestras, exibição de filmes temáticos e ações de mobilização para dar visibilidades aos movimentos sociais.

“Nós estamos mostrando a presença do negro em várias expressões culturais. Geralmente, as pessoas não fazem associação entre o negro e o clássico”, pontuou o secretário Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão), Fábio Pereira, a respeito da Orquestra Afrosinfônica.

O titular da Secin ainda destacou as diversas ações, desde a área de saúde ao empreendedorismo, realizadas através da Coopir (Coordenação de Promoção da Igualdade Racial), que contribuem para o fortalecimento da identidade cultural do negro no Município.

O coordenador da Coopir, João Borges, adianta que será uma oportunidade para a população do Município conhecer mais a diversidade de manifestações originária da matriz africana. “Na verdade, existe um estigma de que o afrodescente tem só esse mote do batuque. Vamos trazer aqui uma orquestra, com violino, violoncelo, uma mistura da música erudita com o popular”, conta.

Os interessados em contemplar a apresentação devem comparecer nesta quarta-feira (20/11), a partir das 14h, para obter um dos 100 lugares disponíveis para o público. As demais cadeiras serão ocupadas por membros de instituições da cidade.

Foto: Divulgação

Orquestra Afro Sinfônica se apresenta nesta quarta -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quinta (21) e retoma para 12 anos acima

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quinta (21) e retoma para ...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema de reunião

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.