Show da Bamuca emociona e sacode a população

Iwwa Agência
Publicado 28/09/2009 05:09:40

Patrimônio Cultural do Município, a Banda Municipal de Camaçari (Bamuca) mostrou o segredo de 32 anos de sucesso durante o desfile em comemoração dos 251 anos da cidade. Com um repertório para agradar a todos que marcaram presença na festa, e coreografias belíssimas a fanfarra contagiou a população.

Composta por 145 pessoas entre músicos, coreógrafos, e instrutores, a Bamuca recebe apoio da Prefeitura de Camaçari que, através de convênio de cooperação técnica, garante o fornecimento de equipamentos musicais, fardamentos e pagamento das despesas relacionadas ao deslocamento dos integrantes para as apresentações.

Como resultado da disciplina e da qualidade da equipe técnica, diretores e alunos, a Bamuca conquistou 48 títulos, com destaque para o Campeonato Norte Nordeste de Bandas e Fanfarras, no mês de novembro de 2008, em Recife, e o heptacampeonato baiano, em dezembro do mesmo ano. Ambos na categoria fanfarra simples.

Agora, a Bamuca se prepara o Concurso Intermunicipal de Fanfarras de Camaçari (Cinfancam), que acontece no dia 11de outubro.

Exemplo de amor e dedicação, Anderson Assís, 34 anos, é o representante da última geração da família a fazer parte da Bamuca. “Por aqui já passou meus pais, tios e irmãos”, explica. Há 18 anos na banda, o vice-presidente da banda diz ter orgulho de fazer parte da fanfarra e acrescenta, “Bamuca é minha vida”.

BAMUQUINHA
Entidade filantrópica, a fanfarra também se preocupa em desenvolver trabalhos sociais e promover o resgate da cidadania. É o caso da Bamuquinha, banda infanto juvenil que trabalha com crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Os integrantes da Bamuquinha contam ainda com reforço escolar.

Atualmente a banda conta com 125 componentes, entre músicos e linha de frente. Entre eles está a pequena Taiana, 4 anos, moradora do Ponto Certo, que já mostra o talento na banda há um ano. “Gosto muito de desfilar, e isso fica mais forte porque amo a Bamuquinha”.

FANFARRAS
Mais quatro fanfarras deram um toque especial ao desfile de 28 de setembro, a Estudantil de Camaçari (Fanesc), a Estudantil de Parafuso (Fanesp), a de Vila de Abrantes (Fanesva), e a Cultural Renascer do Sol (Fanresol), de Lauro de Freitas. Juntas puseram na avenida mais de 320 pessoas entre o corpo coreográfico e musical.

Slideshow | 2 fotos

Show da Bamuca emociona e sacode a população

Mais Notícias

Vacinação contra Covid retorna para população de 12 anos acima nesta quarta (29)

Vacinação contra Covid retorna para população de 12 anos acima nest...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de setembro de 2021

Prefeitos da RMS participam de reunião de alinhamento

Prefeitos da RMS participam de reunião de alinhamento

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.