Sexta tem marcha das mulheres contra violência

Iwwa Agência
Publicado 04/03/2009 02:03:42

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a questão de gênero vem à tona em todo o mundo. Em Camaçari, no entanto, o empenho em busca da garantia dos direitos das mulheres é constante e, graças a isso, o Município já comemora muitos avanços.

Na lista, está a criação da Secretaria da Mulher (Semu), em 2005, que foi transformada, este ano, em Secretaria de Promoção da Mulher e da Reparação (Seprom).

A implantação da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e da Rede de Proteção da Mulher e a promoção de programas de qualificação profissional específicos para a classe feminina também são conquistas importantes.

Para a secretária de Seprom, Aurenita Castillo, a principal conquista é a politização das mulheres de Camaçari. “Hoje estamos mais politizadas e encorajadas, participando da política do municipal”, observa. Ela cita ainda, a implantação de políticas públicas como um importante passo em busca de defender os direitos das mulheres.

Segunda mulher a assumir a presidência da Câmara de Vereadores de Camaçari e a primeira a exercer dois mandatos consecutivos no cargo, a vereadora Luiza Maia, observa que a inserção das mulheres na política partidária em Camaçari é resultado de muitos anos de militância, principalmente, porque os espaços são fechados. “As mulheres têm que vencer barreiras e quebrar paradigmas para se colocarem na política” diz.

COMEMORAÇÕES
Na sexta-feira (06/03), Camaçari realiza a 3ª Marcha de Mulheres por uma Vida sem Violência, que este ano trabalha o tema Lei Maria da Penha – Comprometa-se. A caminhada sai da avenida Radial A, nas imediações do antigo Assisto, em direção à praça dos 46, às 15h.

O ato político conta com a participação da cantora Lívia Nunes e do grupo Mulheres que Cantam e Encantam e encerra, na praça dos 46, com o show da cantora Mariene de Castro, previsto para às 18h.

Foto: Nelinho Oliveira

Administração municipal tem forte presença feminina -

Mais Notícias

Secult se reúne com agentes culturais em visita à Lagoa da Paz

Secult se reúne com agentes culturais em visita à Lagoa da Paz

Observatório de Dados é lançado pela Secult

Observatório de Dados é lançado pela Secult

Gestoras se reúnem para dialogar sobre o Horto Florestal

Gestoras se reúnem para dialogar sobre o Horto Florestal

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.