A Secretaria da Educação (Seduc) realiza nesta sexta-feira (06/06), com alunos do 2º ano de escolarização da rede pública de ensino, a Provinha Brasil. O exame tem por objetivo avaliar o nível de alfabetização das crianças nas escolas públicas, após um ano de escolaridade.
O exame, que é uma iniciativa do Governo Federal, será aplicado no turno de estudo da criança e está dividida em duas etapas.
A primeira avaliação serve para diagnosticar possíveis distorções no processo de aprendizagem inicial da criança. Com o resultado, os professores escolhem as intervenções necessárias para corrigir insuficiências apresentadas nas áreas de leitura e escrita. Na segunda etapa, são observados e analisados os efeitos surtidos com as intervenções realizadas.
A prova obedece quatro eixos de avaliação: apropriação do sistema da escrita, leitura, escrita e valorização da cultura escrita. A segunda etapa do exame acontece em outubro.

Exame avalia o nível de alfabetização das crianças -