Setur realiza 2º Passeio Náutico

Iwwa Agência
Publicado 10/01/2011 07:01:28

A Secretaria do Desenvolvimento do Turismo (Setur) finaliza o ano de 2010 comemorando importantes conquistas.

Juntamente com os governos federal e estadual, a Setur está desenvolvendo o Plano de Fortalecimento Municipal da Gestão do Turismo e do Patrimônio Natural e Cultura (PMGT).  A idéia é ampliar a capacidade de gestão das cidades para manter e incrementar os serviços e atrações turísticas.

Nesta perspectiva será realizada uma pesquisa para fazer o levantamento cadastral georeferenciado do Município, que consiste na demarcação do terreno com o auxílio de Sistema de Posicionamento Global (GPS) da oferta turística da cidade, englobando as áreas de hospedagem, agenciamento, infraestrutura, gastronomia, transporte, além dos atrativos culturais e naturais.

O levantamento cadastral começou na orla e depois será feito na sede. Todos os dados coletados serão disponibilizados através do portal da Setur, juntamente com imagens de alta definição feitas por satélites.

Também em parceria com o Governo do Estado foi realizado o projeto A Bahia é muito mais verão – qualificação, que já certificou mais de 100 trabalhadores do turismo, entre baianas do acarajé, trabalhadores informais, além de fiscais de trânsito e transporte.

Os profissionais receberam qualificação em Qualidade no Atendimento, Higiene e Manipulação de Alimentos, dentre outros conhecimentos. O projeto continuará em 2011 e a Setur pretende capacitar ainda mais trabalhadores.

Outra ação de bastante relevância da Setur foi tornar atuante e participativo o Conselho Municipal de Turismo. A entidade é um fórum de debates entre os representantes do poder público, da sociedade civil organizada e dos empresários do turismo sobre os projetos e ações do segmento.

O secretário da pasta, Waldy Freitas, salientou que “a intenção é fazer com que os representantes do Conselho possam agir como auditores das ações do governo e, juntamente com a Setur, incentivar e atrair mais turistas para a cidade”.

Este ano ainda houve a contratação de uma empresa para a realização da Inventariação da Oferta Turística (IOT) do Município. A IOT consiste em uma pesquisa sobre toda estrutura que o Município dispõe, direta e indiretamente, para oferecer ao turista. Através da IOT, Camaçari terá uma base de dados qualificada.

A Setur também apresentou e debateu o projeto de revitalização urbanística e paisagística de Arembepe aos moradores e atuou de forma decisiva na busca de captação de recursos junto governo federal para a obra de revitalização de Itacimirim.

A ação integra o projeto Caminho dos Sete Paraísos, lançado em 2007 pela Prefeitura de Camaçari, com o intuito de divulgar o litoral do Município para o Brasil e o mundo.

De acordo com o secretário, “a perspectiva da administração municipal é que os investimentos impulsionem ainda mais a economia local e gerem mais emprego para a população, além de desenvolver as atividades turísticas na região e aumentar a auto-estima dos moradores”.

Em 2010, a Setur também teve participação decisiva na realização do Campeonato Pena Bahia International Longboard Classic 2010, que foi realizado na praia da Espera, em Itacimirim, no mês de agosto. O evento atraiu turistas e amantes do surf do mundo inteiro.

A Setur finaliza o ano de 2010 com os preparativos para o 2º Passeio Náutico de Itacimirim.  O evento, que terá saída da praia de Buraquinho em direção a praia da Espera, em Itacimirim, insere Camaçari no Turismo Náutico.

A segunda edição do Passeio irá acontecer este mês e tem o objetivo de divulgar as belezas naturais existentes ao longo dos 42 quilômetros de orla.

A inovação do 2º passeio, segundo o secretário, será o roteiro alternativo a ser realizado com pescadores de Camaçari, no intuito de mostrar outras atividades com grande potencial de geração de renda.

Entre as metas e projetos da pasta para 2011 estão a participação no Salão de Turismo, em São Paulo, no mês de julho, a melhoria de pontos de lazer do Município, como Cascatinha dos Prazeres, em Barra do Pojuca, Balneário Capivara, em Arembepe, e Prainha de Parafuso, em Areias, além de desenvolver parcerias para aproveitamento do Rio Jacuípe como fonte de emprego e renda.

Foto: Carol Garcia

Campeonato de Longboard atraiu centenas de pessoas -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra Covid em Camaçari

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra C...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.