Mulheres de vários segmentos participaram de discussão sobre Políticas de qualificação no Enfrentamento à Violência de Gênero, em sessão temática realizada na tarde de hoje (27/07) pela Semu (Secretaria da Mulher).
O psicólogo da Semu, Silier Borges, ministrou palestra sobre violências autoprovocada, violência doméstica/intrafamiliar e violência extrafamiliar. Ele ainda apresentou a importância da socialização de gênero, que consiste no processo em que as crianças aprendem as expectativas sociais, as atitudes e os comportamentos tipicamente associados aos meninos e meninas.
Para a autônoma Adriely Ramos, 20 anos, a discussão sobre socialização de gênero é essencial para a conscientização, principalmente das mulheres. “Ainda há mulheres que acreditam que têm que cuidar dos filhos e fazer a comida, enquanto o homem é o provedor e leva dinheiro para casa”, ressaltou a moradora do bairro Inocoop.
Silier Borges também apresentou o resultado da qualificação de Rede de Enfrentamento à Violência a Mulher, que teve início em maio e cujo objetivo é fortalecer os diferentes segmentos femininos que atuam em Camaçari.
Após a palestra, a delegada titular da DEAM (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher), Florisbela Rodrigues, comandou uma roda de conversa. As participantes da sessão temática recebem certificados em data a ser divulgada em breve. O evento foi realizado no auditório do Centro de Referência na Atenção à Mulher Yolanda Pires, no bairro Dois de Julho.